A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou nesta segunda-feira (2) que o chamado que o 5G standalone, também chamado de “5G Puro” já está disponível em todo o Brasil. Com a medida, cerca de 190 municípios restantes agora podem utilizar a tecnologia, capaz de velocidades até cinco vezes maiores que no 4G.
O anúncio da Anatel acontece ocorre mais de um ano antes do previsto no cronograma e deve impulsionar as melhorias de conexão em todos os 5.570 municípios brasileiros.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Com a liberação da Anatel, agora cabe às operadoras atenderem as regras do edital e oferecer o serviço pelo Brasil. As regras determinam que as companhias devem garantir 100% do serviço em todos os municípios com mais de 30 mil habitantes até 31 de julho de 2029.
A agência informa que 770 cidades já têm essa tecnologia ativa, com uma base de 35 milhões de clientes., que corresponde a cerca de 13% dos 262 milhões de smartphones em uso.
O 5G standalone, é uma rede móvel que atua na faixa dos 3,5 GHz com velocidade média na casa dos 300 Mbps. A promessa da tecnologia é melhorar a conexão mesmo em lugares com aglomeração, redução da latência, principalmente para usos em que atrasos podem causar danos e prejuízos, como na saúde e na indústria, por exemplo, além da velocidade elevada.
Como saber se meu celular é 5G ou não?
Caso tenha dúvidas se o seu smartphone tem compatibilidade com a rede móvel 5G, há alguns passos a seguir. O primeiro é pesquisar o modelo do seu aparelho no site oficial da fabricante e procurar pela opção de especificações técnicas. A página terá uma aba sobre Conectividade/Redes que informa a tecnologia do produto.
Caso tenha dúvidas, é possível recorrer ao site oficial da Anatel e realizar uma pesquisa com o nome do seu aparelho para obter a ficha técnica com todas as informações sobre o produto.
Também vale a pena conferir os reviews do TecMundo, já que sempre abordamos todos os aspectos dos smartphones, como os chips e placas de rede.
Categorias