Com a Black Friday batendo na porta para oficialmente começar na sexta-feira (29) em todo o Brasil, uma pesquisa aponta que cerca de 90% dos brasileiros planejam realizar compras na data. O levantamento foi feito pelo Instituto Locomotiva e a agência QuestionPro, que entrevistaram 1.185 pessoas digitalmente entre 4 e 13 de novembro.
Para a edição 2024 da data de promoções, 89% dos entrevistados revelam querer comprar algo. O motivos para as compras são variados: 85% das pessoas desejam adquirir itens para si, e 65% têm o intuito de presentear os outros. Nesse recorte, as mulheres são as que mais presenteiam, com 62%, mas os homens são os que mais cogitam gastar (90%).
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Na opinião de 78% dos brasileiros, a Black Friday se configura como uma data para comprar itens que normalmente eles não conseguiriam comprar. Um detalhe interessante é que 62% dos entrevistados planejam as compras nesse momento como uma forma de antecipação aos presentes de Natal, visto a proximidade entre as datas.
Os hábitos de compra
Os hábitos de consumo entre gêneros também se distinguem. Enquanto os homens almejam comprar roupas (68%), sapatos (66%) e algum tipo de eletrônico (55%), as mulheres miram produtos de beleza e perfumaria (75%), calçados (66%) e roupas (76%), que também encabeçam a lista. Veja abaixo as categorias com maior intenção de compra no varejo:
- Calçados (66%);
- Produtos de beleza e perfumaria (65%);
- Decoração e artigos para casa (50%);
- Smartphones (51%);
- Eletrônicos (49%);
- Eletrodomésticos (46%);
- Artigos infantis (45%);
- Móveis (43%);
- Livros (42%);
- Artigos de pet shop (40%).
A modalidade de compras na Black Friday é bem pronunciada no e-commerce, já que 30% dos consumidores só compram nas lojas virtuais. Em contrapartida, 31% dos brasileiros mescla a aquisição de bens entre lojas físicas e digitais, enquanto apenas 8% preferem comprar exclusivamente em unidades físicas.
Dentre os fatores que levam os entrevistados às compras, as promoções aparecem na primeira posição (23%) como critério de compra. O custo de frete vem logo em seguida com 20%, e a reputação da loja (16%). Estratégias como cashback impulsionam 31% das intenções de compras, além dos combos “leve 3 e pague 2”, com 38%.
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