Por Andréa Migliori
O mercado está repleto de eventos que celebram as conquistas e inovações das empresas, com várias formas de reconhecimento para aquelas que se destacam. Com tantas ações voltadas para valorizar negócios, eu entendo as dúvidas que surgem no meio empreendedor sobre a real relevância dessas iniciativas.
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É uma pergunta que já ocorreu a muitas pessoas: será que vale a pena investir tempo e energia para se inscrever em premiações que podem até exigir longos processos seletivos e uma série de comprovações? A minha resposta é: sim, vale.
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Só este ano, a Workhub recebeu dois prêmios que me acompanharão para sempre. Um deles foi o Selo Dourado do Cubo Itaú, e o outro foi o segundo lugar na categoria HRTechs do Ranking Geral da 100 Open Startups — um dos maiores e mais respeitados rankings de inovação aberta no Brasil. Isso para não falar na presença no ranking 100 Startups to Watch, no qual foram listadas apenas 2 HRtechs, sendo a Workhub uma delas e as Top 25 Startups pelo terceiro ano consecutivo no ranking da 100 Open Startups.
A verdade é que, por mais que eu saiba que prêmios não definem tudo, esses reconhecimentos são o reflexo de um trabalho bem feito e de um esforço constante que representa orgulho para todos os participantes, pois gera um senso de pertencimento, engajamento do time e gratidão. Afinal, no fundo, a empresa não existe sem o grupo de pessoas que faz tudo acontecer.
Mas, o que esses prêmios significam para a empresa na prática? Em primeiro lugar, garantem credibilidade. Quando se trata de uma instituição respeitável por trás do evento, isso traz confiança aos clientes e parceiros, o que é vital para a continuidade e o crescimento de qualquer negócio.
Além disso, esses reconhecimentos falam muito sobre a postura da empresa. Eles são uma maneira de dizer: “estamos aqui, crescemos e não vamos parar”. No cenário atual, essa afirmação pode abrir portas importantes — seja para novas parcerias ou mesmo para quem está em busca de investimento.
Outro benefício que eu destacaria é o networking. A participação nesses eventos, seja de forma presencial ou online, oferece a oportunidade de trocar ideias com outras empresas, aprender com histórias semelhantes ou traçar planos estratégicos para o futuro com pessoas influentes do seu setor. Uma chance única de se conectar, aprender e expandir horizontes.
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A chave está em saber onde investir tempo e recursos. Participar de um evento ou prêmio é vantajoso, mas é preciso garantir que ele se encaixe com as características e estratégias do seu negócio. Avaliar os requisitos do evento e a credibilidade da organização é essencial para maximizar as chances de um retorno positivo.
Quando você se prepara bem e escolhe com sabedoria, os benefícios muitas vezes são maiores do que o esforço investido. É claro que nem sempre a vitória vem, mas isso está longe de ser o mais importante. A missão é saber onde colocar suas energias, reconhecer suas forças e aceitar seus limites.
Até que, quando o prêmio chega, ele traz uma recompensa que ninguém pode tirar de você ou da sua equipe. Esse reconhecimento é um tipo de orgulho que, ao contrário de muitos outros, vale a pena guardar para sempre.
*Andréa Migliori, CEO da Workhub, uma HRTech de soluções para portais corporativos, pioneira no segmento a incorporar inteligência artificial aos seus serviços.
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