Aparelhos lado a lado (Fonte da imagem: Reprodução/YouTube)
Segundo a consultoria norte-americana IHS iSuppli, o Surface é mais eficiente que o principal player do mercado, o Apple iPad 3, quando o assunto é trazer retorno financeiro à sua criadora, a Microsoft.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
De acordo com os estudos da empresa, cada unidade do Surface custa mais ou menos 284 dólares para ser fabricada. Como eles são vendidos a um preço médio de 599 dólares, a Microsoft teria cerca de US$ 315 de lucro com cada unidade, ou seja, 53 por cento do valor de venda.
Em contrapartida, apesar de o iPad 3 de 32 gigabytes também sair por 599 dólares nas lojas, o aparelho da Apple teria um custo de produção mais elevado, custando à companhia US$ 333. Ou seja, a Empresa da Maçã tem, “apenas”, 266 dólares de lucro com cada iPad, 44 por cento do valor de venda.
E o iPad mini?
Ainda de acordo com a IHS iSuppli, se os números do Surface forem comparados com o novo iPad mini, ele também sai vencedor. Segundo a consultoria, a Apple gasta 188 dólares na fabricação da versão menor de seus tablets (a versão de 16 gigabytes), vendendo-os por US$ 329. 40% desse valor (141 dólares) representam lucros para a companhia.
Em seu estudo, a IHS iSuppli deixa claro que não levou em consideração vários outros custos que envolvem a cadeia de produção dos aparelhos, como a distribuição, comissões de vendas e os gastos com marketing e publicidade.
Mesmo assim, o relatório aponta vários dados importantes, como o fato de que a Microsoft mudou, de fato, o seu posicionamento de mercado. As margens de lucro alcançadas com o Surface podem ser o indício de que veremos, em breve, outros produtos com a assinatura da companhia – como o especulado smartphone da empresa, que pode já ser lançado no começo de 2013.
Fontes
Categorias