Bitcoin bate recorde e 'criptomoedas meme' disparam após vitória de Trump nos EUA

2 min de leitura
Imagem de: Bitcoin bate recorde e 'criptomoedas meme' disparam após vitória de Trump nos EUA
Imagem: GettyImages
Conteúdo oferecido por

A vitória confirmada de Donald Trump nas eleições norte-americanas realizadas nesta terça-feira (5) teve reflexos imediatos no mercado de investimentos. Diversas criptomoedas dispararam nas últimas horas, refletindo uma empolgação da área com a futura gestão do político republicano.

Na madrugada após a confirmação do resultado, a bitcoin atingiu um valor histórico de US$ 75.358 (ou cerca de R$ 448 mil em conversão direta de moeda). Essa cotação caiu um pouco ao longo das horas seguintes, mas subiu pouco mais de 8% em relação ao mesmo período do dia anterior.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A valorização da bitcoin após o período eleitoral nos EUA.A valorização da bitcoin após o período eleitoral nos EUA.Fonte:  Coinmarketcap 

Além dela, as chamadas memecoins também apresentaram alta após a eleição de Trump. A Dogecoin subiu 19% em um dia, enquanto a recente criptomoeda X — que não tem relação direta com Elon Musk, mas é baseada em uma comunidade de fãs no Telegram — disparou mais de 67% no dia.

A Dogecoin, criada como uma grande brincadeira a partir do meme de um cachorro da raça shiba inu, é uma das criptomoedas favoritas de Musk. Bastante envolvido com a campanha de Trump e talvez até um membro da nova gestão, o próprio bilionário já chegou a citar a moeda em postagens no antigo Twitter, o que levou ela a valorizar instantaneamente no dia.

O que a vitória de Trump significa para as criptomoedas?

Parte da campanha de Trump foi voltada para investidores de criptomoedas e entusiastas desse setor. Ele acusou a adversária, a democrata Kamala Harris, de fazer uma "guerra contra as criptomoedas" e propor impostos contra esses ativos digitais.

Na última quinta-feira (31), ele até celebrou o aniversário de 16 anos da publicação do primeiro artigo sobre a bitcoin, escrito pelo ainda misterioso Satoshi Nakamoto. Trump citou ainda que a "bitcoin será feita nos Estados Unidos", sem elaborar o que isso significa exatamente — talvez um esforço do governo para apoiar projetos de mineração, por exemplo.

Ao longo da campanha, o político sugeriu desregulamentar a bitcoin, evitar taxações na área e reforçar a adoção de blockchain no sistema financeiro do país. O preço da bitcoin já havia subido momentaneamente após o atentado contra Trump durante um comício em julho deste ano.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.