Quem vencerá as Eleições 2024 nos Estados Unidos: a democrata Kamala Harris ou o republicano Donald Trump? É o que vamos descobrir a partir desta terça-feira (05), quando acontece uma das votações para presidente mais importantes do mundo.
A eleição presidencial americana ocorre a cada quatro anos, sempre na terça-feira seguinte à primeira segunda-feira do mês de novembro. Este ano, o pleito cai no dia 5 de novembro, mas muitos estados oferecem a possibilidade de votar antecipadamente.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: Quem os CEOs das big techs estão apoiando nas eleições dos EUA? Trump diz que foi o escolhido
O voto não é obrigatório nos EUA. (Imagem: Getty Images)Fonte: Getty Images/Reprodução
Com a votação antecipada, o eleitor pode enviar seu voto via correspondência, caso queira, não sendo necessário comparecer às urnas. Até a tarde de quinta-feira (31), mais de 62 milhões de eleitores já haviam votado antecipadamente, conforme estimativas oficiais.
Quase 244 milhões de pessoas estão aptas a votar nos EUA, este ano, mas cabe ressaltar que o voto não é obrigatório por lá. Ainda assim, cerca de dois terços dos eleitores participaram da última eleição, em 2020, quando o democrata Joe Biden saiu vencedor.
Como funcionam as eleições americanas?
Os americanos podem votar antecipadamente. (Imagem: Getty Images)Fonte: Getty Images/Reprodução
O sistema de votação nos EUA é indireto, modelo que pode causar confusão em quem não está familiarizado com ele. De maneira resumida, o cidadão escolhe seu candidato preferido, porém o voto final é dado pelos 538 delegados que compõem o Colégio Eleitoral.
Formado por membros dos partidos e figuras politicamente engajadas, esse grupo de delegados precisa seguir o que a população definir. Assim, o voto deles para presidente e vice-presidente deve ser o mesmo da maioria dos eleitores da região que representam.
A quantidade de delegados por estado varia conforme o tamanho da população e o número de representantes na Câmara e no Senado. Ao final, a eleição é vencida pelo candidato que obtiver pelo menos 270 votos dos delegados.
Quem são os candidatos em 2024?
Donald Trump e Kamala Harris são os principais candidatos. (Imagem: Getty Images)Fonte: Getty Images/Reprodução
A representante do Partido Democrata é a atual vice-presidente, Kamala Harris, que também atua como advogada e já foi senadora e procuradora-geral da Califórnia. Ela terá a companhia do governador de Minnesota, Tim Walz, que completa a chapa como vice-presidente.
Já o candidato do Partido Republicano é o ex-presidente, Donald Trump, que governou o país entre 2017 e 2021. Nesta tentativa de voltar ao poder, o empresário conta com a parceria do senador do estado de Ohio, J. D. Vance, candidato a vice.
- Confira: Musk promete US$ 1 milhão para eleitores de Trump e especialistas avaliam suposta compra de votos
Embora os dois sejam os favoritos, há outros concorrentes menos conhecidos, como Jill Stein, do Partido Verde, e Chase Oliver, do Partido Libertário. Quem também estava disputando de maneira independente era o advogado Robert F. Kennedy Jr, que desistiu da candidatura e declarou apoio a Trump.
Quando sai o resultado?
A contagem dos votos pode demorar. (Imagem: Getty Images)Fonte: Getty Images/Reprodução
Não há um prazo definido para a divulgação do resultado das Eleições 2024 nos EUA. A duração da apuração tem relação principalmente com a contagem dos votos, lembrando que por lá não há urna eletrônica, sendo necessário verificar cada célula de papel preenchida pelos milhões de eleitores.
Em 2020, quando o pleito aconteceu no dia 3 de novembro, o resultado foi conhecido quatro dias depois. Porém, a apuração já chegou a durar quase 40 dias, como no ano 2000, devido às várias recontagens de votos na Flórida.
Onde acompanhar as Eleições 2024 dos EUA?
A cobertura das eleições americanas será feita por canais de TV, no YouTube e em vários sites. (Imagem: Getty Images)Fonte: Getty Images/Reprodução
Listamos, a seguir, uma série de veículos por meio dos quais você pode conferir a apuração das eleições americanas 2024, em diferentes plataformas. Confira:
Sites
Pretende acompanhar a cobertura da votação nos EUA pela internet? Há diversas opções de sites que prometem acompanhar todo o processo, até o final, como:
YouTube
Prefere conferir a contagem dos votos por meio do YouTube? Esses canais vão realizar a cobertura em tempo real:
- CNN (português);
- CNN (inglê.);
- Live New Fo (inglês);
- Sky New (inglês);
- My News (português);
- Rádio CBN (português).
Canais de TV
Já para aqueles que não dispensam a tradicional cobertura televisiva, vale a pena ficar de olho na programação de emissoras como:
- GloboNews (canal 540 na Claro TV, 440 na Sky, 540 na Vivo TV e 40 na Oi TV);
- CNN Brasil (canal 577 na Claro TV, 577 na Sky, 577 na Vivo TV e 577 na Oi TV);
- BandNews TV (canal 579 na Claro TV, 571 na Sky, 583 na Vivo TV e 180 na Oi TV);
- Record News (canal 578 na Claro TV, 419 na Sky, 586 na Vivo TV e 14 na Oi TV);
- Jovem Pan News (canal 576 na Claro TV, 576 na Sky, 581 na Vivo TV e 186 na Oi TV).
Fontes