A Apple divulgou ontem (31) o balanço financeiro referente ao quarto trimestre fiscal de 2024, que terminou com resultados acima dos previstos por especialistas do mercado, graças às vendas do iPhone. A gigante de Cupertino faturou US$ 94,9 bilhões no período, o equivalente a R$ 549,5 bilhões pela cotação atual.
Os números representam um aumento de 6% em relação à mesma época do ano passado. Sem a multa pesada que a gigante da tecnologia sofreu na União Europeia, o lucro diluído por ação ficaria em US$ 1,64 (R$ 9,50), 12% a mais que em 2023, enquanto o lucro trimestral diluído por ação foi de US$ 0,97 (R$ 5,62).
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A receita recorde da Apple foi impulsionada pelo iPhone, que ganhou uma nova geração em setembro. (Imagem: Getty Images)Fonte: Getty Images/Reprodução
“Nosso desempenho comercial recorde durante o trimestre de setembro gerou quase US$ 27 bilhões (R$ 156 bilhões) em fluxo de caixa operacional, permitindo-nos devolver mais de US$ 29 bilhões (R$ 167 bilhões) aos nossos acionistas", comemorou o CFO da companhia, Luca Maestri, em comunicado.
Já o CEO da Apple, Tim Cook, exaltou os novos produtos da marca lançados durante o trimestre encerrado em 28 de setembro, com destaque para o iPhone 16. Mesmo com poucos dias de vendas até o fechamento do balanço, a série atualizada contribuiu para a receita recorde alcançada, segundo o executivo.
Venda de iPhones em alta
De acordo com o balanço financeiro do quarto trimestre fiscal de 2024 da Apple, os iPhones foram responsáveis por mais de 48% do faturamento da marca no período. A comercialização dos smartphones resultou em uma receita de US$ 46,2 bilhões (R$ 267 bilhões), aumento de 5,4% em comparação com o ano passado.
Na sequência, aparece o negócio de serviços da companhia, com a geração de US$ 24,9 bilhões (R$ 144 bilhões), o que representa 26,3% da receita. Logo abaixo está o segmento de wearables, casa e acessórios, no qual se inclui o Apple Watch e os AirPods, entre outros produtos, com US$ 9 bilhões (R$ 52 bilhões).
As vendas de Macs, por sua vez, geraram US$ 7,7 bilhões (R$ 44 bilhões), enquanto a comercialização de iPads resultou em US$ 6,9 bilhões (R$ 39 bilhões) de receita no trimestre.
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