Empresas tentam barrar lei que facilita cancelar assinaturas online nos EUA

1 min de leitura
Imagem de: Empresas tentam barrar lei que facilita cancelar assinaturas online nos EUA
Imagem: Getty Images/Reprodução

Entidades que representam grandes empresas de tecnologia, telecomunicações e entretenimento estão tentando barrar o “Clique para Cancelar”, regra criada pela Comissão Federal de Comércio dos Estados Unidos (FTC) para facilitar o cancelamento de assinaturas online. Elas ingressaram com processo judicial na semana passada.

Conforme relatou a Reuters, a The Internet & Television Association (NCTA) é um dos grupos que querem impedir a entrada em vigor da norma, prevista para acontecer em 2025. Ela tem associados como Disney, Paramount, Warner Bros. Discovery, AMC, Charter, Comcast e Cost, entre outras marcas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

As empresas não poderão exigir que o cliente faça uma ligação para cancelar uma assinatura. (Imagem: Getty Images)As empresas não poderão exigir que o cliente faça uma ligação para cancelar uma assinatura. (Imagem: Getty Images)Fonte:  Getty Images/Reprodução 

Outra entidade que questiona a lei é a Interactive Advertising Bureau (IAB), organização de negócios de publicidade à qual estão ligadas gigantes como Google, Netflix, Meta, Amazon, Vizio e NFL. A Electronic Security Association (ESA), que representa empresas de segurança doméstica, também está entre os insatisfeitos.

Na ação, essas empresas alegam que o mecanismo simplificado de cancelamento de assinaturas foi criado a partir de uma decisão “arbitrária e caprichosa”. Além disso, contestam a autoridade da FTC para impor esse tipo de regra, afirmando que a Comissão tenta “regulamentar os contratos de consumo para todas as empresas em todos os setores e indústrias da economia”.

Como funciona o Clique para Cancelar?

A nova norma exige, entre outras coisas, que as empresas obtenham o consentimento do consumidor para a assinatura, renovação automática e inscrição em testes gratuitos convertidos automaticamente em modelos pagos. Elas também devem tornar mais claros os termos.

Já a principal mudança está na simplificação do processo de cancelamento de assinatura feita online, que precisa ser tão fácil quanto a inscrição. A fornecedora passa a ser obrigada a disponibilizar um caminho simples para isso, não podendo exigir que o usuário faça uma ligação, escreva uma carta ou compareça pessoalmente para encerrar a assinatura.

Baseada em milhares de comentários de pessoas, entidades de defesa do consumidor e empresas, a regra originalmente chamada “Click-to-Cancel” entrará em vigor em até 180 dias após sua publicação. A FTC ainda não se pronunciou sobre o processo aberto pelos grupos insatisfeitos.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.