15 dicas para planejar a sua viagem na Black Friday

4 min de leitura
Imagem de: 15 dicas para planejar a sua viagem na Black Friday
Imagem: GettyImages
Essa não é uma matéria patrocinada. Contudo, o TecMundo pode receber uma comissão das lojas, caso você faça uma compra.

A Black Friday 2024 será um período para adquirir não apenas smartphones e eletrodomésticos com descontos, mas também serviços como viagens. E, caso você se prepare corretamente, há grandes chances de pagar bem menos pelo seu pacote dos sonhos.

Na sequência, daremos algumas dicas para que você possa aproveitar a BF deste ano para comprar um pacote de viagem com as melhores condições. Confira!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

TecFriday

1. Estabeleça seu orçamento

Antes de se empolgar com as ofertas e clicar em qualquer coisa, defina um orçamento claro para a sua viagem.

Determine quanto está disposto a gastar em passagens, hospedagem, alimentação e passeios, pois isso evita que você compre algo por impulso e gaste mais do que pode.

2. Escolha o destino com antecedência

A ideia é que você tenha em mente alguns destinos que gostaria de visitar, mas seja flexível. Isso facilita a busca por promoções e amplia suas chances de encontrar ofertas.

Definir um destino de viagem com antecedência ajuda a entender quanto você pode gastar no pacote. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Definir um destino de viagem com antecedência ajuda a entender quanto você pode gastar no pacote. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução

Lembre-se: cidades populares podem até oferecer grandes descontos. Porém, destinos menos badalados tendem a surgir como boas oportunidades durante a Black Friday.

3. Pesquise os preços antes da Black Friday

Antes de tomar qualquer decisão, faça uma pesquisa de preços detalhada nos dias que antecedem a Black Friday. Assim, você saberá se o desconto oferecido realmente vale a pena.

Ferramentas de monitoramento de preços e comparadores também podem ser muito úteis nesse processo, ajudando a encontrar as melhores ofertas.

4. Cadastre-se em newsletters e alertas de promoções

Muitas agências de viagem e companhias aéreas oferecem descontos exclusivos para assinantes de newsletters ou membros de programas de fidelidade.

Para não perder as oportunidades, cadastre-se nesses serviços para receber ofertas antecipadas ou cupons especiais que só são divulgados via e-mail.

5. Use sites de comparação de preços

Existem diversas plataformas que comparam preços de passagens aéreas e hospedagens. Logo, vão ajudar a economizar um pouco mais em sua viagem.

Lembre-se de ficar atento aos alertas de preço para encontrar boas ofertas na Black Friday. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Lembre-se de ficar atento aos alertas de preço para encontrar boas ofertas na Black Friday. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução

Use sites como Skyscanner, Kayak e Google Flights para garantir que está visualizando as melhores opções. Esses sites também oferecem alertas de preço, informando quando há mudanças significativas.

6. Fique atento aos horários das promoções

Muitas promoções da Black Friday têm horários específicos para início e fim. Esteja preparado para acessar os sites nos primeiros minutos das ofertas, já que as melhores promoções podem acabar rapidamente.

Além disso, algumas empresas fazem ofertas relâmpago, com descontos válidos por poucas horas. Tente ficar de olho nelas para economizar ainda mais.

7. Considere viajar em baixa temporada

Se você tem flexibilidade com datas, tente planejar sua viagem para a baixa temporada. Isso pode gerar uma economia ainda maior, pois muitos destinos turísticos oferecem descontos adicionais fora dos períodos de férias escolares e datas festivas.

8. Verifique as políticas de cancelamento e alteração

Ao comprar passagens aéreas ou reservas de hotel na Black Friday, verifique as políticas de cancelamento e alteração. Algumas promoções podem ter regras restritas, e caso precise mudar a data da viagem ou cancelar, você pode enfrentar taxas altas ou até perder o valor pago.

9. Aproveite milhas e pontos de programas de fidelidade

Ah, as milhas. Se você participa de algum programa de fidelidade de companhias aéreas ou hotéis, a Black Friday é um ótimo momento para usar suas milhas ou pontos acumulados.

Muitas empresas oferecem promoções para resgate de passagens ou diárias com descontos nesse período, aumentando o valor dos seus pontos. Caso esteja de acordo em gastar esses bônus, a hora é agora!

10. Esteja preparado para comprar rapidamente

Na Black Friday, a concorrência por passagens e hospedagens baratas é alta. Para não perder boas ofertas, já deixe seus dados salvos nos sites que pretende comprar. Isso agiliza o processo e aumenta suas chances de finalizar a compra antes que os estoques acabem.

11. Considere pacotes de viagem

Os pacotes de viagem, que incluem passagens, hospedagem e até passeios, podem ser uma ótima forma de economizar.

Pacotes de viagem podem oferecer as melhores vantagens da Black Friday. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Pacotes de viagem podem oferecer as melhores vantagens da Black Friday. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/Reprodução

Além disso, durante a Black Friday muitas agências oferecem descontos atrativos para esses pacotes, o que pode resultar em uma economia ainda maior do que comprar tudo separadamente.

12. Fique de olho nos aplicativos de viagem

Muitas vezes, empresas de turismo, companhias aéreas e hotéis lançam promoções exclusivas em seus aplicativos. Instale os apps das principais empresas e ative as notificações, pois é a melhor forma de ser informado sobre ofertas exclusivas.

13. Confira as taxas extras

Eis aqui uma dica de ouro: ao encontrar uma promoção, verifique se o preço inclui todas as taxas e impostos.

Algumas ofertas podem parecer tentadoras. Porém, ao final da compra, com a adição de taxas de serviço, bagagem ou impostos, o preço final que parecia um sonho pode se tornar um pesadelo.

14. Planeje passeios e atividades no destino

A Black Friday também pode ser um excelente momento para comprar ingressos para atrações turísticas e passeios. Afinal, empresas especializadas em turismo local muitas vezes oferecem descontos em entradas para parques temáticos, museus, excursões e shows.

Tenha organização e planeje os passeios que gostaria de fazer durante a viagem e aproveite para garantir esses itens com desconto também.

15. Acompanhe promoções na Cyber Monday

Se por acaso você perder alguma oferta na Black Friday, fique atento à Cyber Monday, que acontece na segunda-feira seguinte. Muitas empresas estendem as promoções ou lançam novos descontos exclusivos para essa data, principalmente em compras online. Logo, mais uma opção para comprar pagando menos.

Planejar uma viagem na Black Friday pode ser uma experiência recompensadora, desde que você se prepare bem e adote uma estratégia inteligente. Caso encontre uma boa oferta, lembre-se apenas de agir rápido, pois ela pode se esgotar em poucos minutos.

Aproveite que chegou ao final deste conteúdo e compartilhe com seus conhecidos nas redes sociais. De quebra, aproveite para ler também sobre como gerar cartão virtual para compras na Black Friday. Até a próxima!

Cupom Booking

Não deixe para depois a oportunidade de economizar em suas reservas! Use o Cupom Booking e descubra ofertas imperdíveis em hotéis e pousadas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.