A Meta, dona de serviços como Instagram, Facebook e WhatsApp, demitiu funcionários e reorganizou vários setores da empresa. O site The Verge confirmou a informação com a própria companhia, mas o número de colaboradores afetados não foi revelado.
As divisões com funcionários demitidos incluem a rede social Instagram, o mensageiro WhatsApp e o Reality Labs — o antigo Oculus VR, responsável por hardwares e softwares de Realidade Virtual. A plataforma Threads e áreas como recrutamento e departamento jurídico não foram afetadas.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Os três setores são considerados importantes atualmente na Meta: a companhia tem investido bastante em óculos inteligentes, com projetos ousados para o futuro como o modelo Orion.
Publicado por @wongmjaneVer no Threads
Uma das pessoas que já comunicou a despedida da empresa é Jane Manchun Wong. A programadora, famosa por encontrar funções escondidas ou em teste nas rede sociais da Meta, foi contratada pela empresa em 2023. Na época, executivos de alto escalão da marca, como o CEO do Instagram, Adam Mosseri, celebraram a sua chegada.
Segundo a companhia, a ação envolveu mudanças estruturais e alterações de cargos, sem a extinção completa de serviços. A Meta adotou desde o ano passado um discurso de eficiência para reduzir gastos.
A divisão de VR e AR da Meta foi uma das afetadas por demissões.Fonte: Meta
Essa é a quarta rodada de demissões promovida pela Meta desde 2022. No ano passado, a companhia fez duas grandes dispensas, incluindo a saída de 10 mil funcionários de uma só vez em março e outro grupo cortado dois meses depois.
O que diz a Meta
Em um comunicado enviado ao The Verge, o porta-voz da companhia afirma que "alguns times da Meta estão fazendo mudanças para garantir que recursos estejam alinhados com objetivos estratégicos de longo prazo".
"Isso inclui mudar algumas equipes para diferentes localizações e trocar alguns funcionários de cargo. Em situações como essa, quando um trabalho é eliminado, nós trabalhamos duro para encontrar oportunidades para os funcionários impactados", diz a nota.
Fontes