A empresa de transporte por aplicativo Uber está avaliando a aquisição da companhia de viagens Expedia. A informação é do site Financial Times.
De acordo com a reportagem, a plataforma pediu análises de consultores parceiros nos últimos meses sobre a viabilidade da compra e como ela poderia ser estruturada. O valor da oferta giraria em torno de US$ 20 bilhões (cerca de R$ 113 em conversão direta de moeda).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O interesse da Uber é visto como "em estágios iniciais", o que significa que a negociação pode nem ser iniciada. Até o momento, nenhuma das companhias se manifestou sobre o assunto.
Qual o interesse da Uber na Expedia?
A ligação entre a empresa de transportes e a de viagens é bastante próxima: Dara Khosrowshahi, atual CEO da Uber, foi gerente executivo da Expedia entre 2005 e 2017. Isso significa que ele conhece bem as operações da marca e teria chances de realizar uma aproximação mais amigável para uma compra.
A própria Uber confirmou que tem planos de expansão dos próprios serviços em termos de mobilidade e transporte, o que poderia envolver aquisições pontuais. "Nós queremos empoderar você para qualquer lugar que você queira ir na cidade e o que você quiser ter", afirmou Khosrowshahi em uma entrevista anterior ao próprio Financial Times.
A página principal da Expedia.Fonte: Expedia
A companhia está em busca de virar um "superapp", concentrando cada vez mais serviços dentro de um mesmo ambiente digital. Fora o transporte por carro ou moto, a Uber hoje permite também a realização de entregas e a encomenda de compras no mercado. Em 2023, ela conseguiu pela primeira vez encerrar o ano com um balanço financeiro positivo.
A Expedia é considerada uma das quatro maiores plataformas de viagens online do mundo. Por meio do serviço, é possível encontrar hospedagem, voos, aluguel de carros e pacotes turísticos para várias partes do mundo.
Fontes
Categorias