X recebeu apenas US$200 milhões em assinaturas desde 2021

2 min de leitura
Imagem de: X recebeu apenas US$200 milhões em assinaturas desde 2021
Imagem: GettyImages

Entre polêmicas e muitas alterações, o X (Antigo Twitter) ainda é uma das mais populares e acessadas redes sociais, com um grupo fiel de usuários. Segundo dados da agência Appfigures, a plataforma de Elon Musk captou cerca de US$ 200 milhões (Aproximadamente R$ 1,1 bilhão) em compras no aplicativo desde 2021.

O levantamento da companhia considera compras no app como as inscrições nos planos Básico, Premium e Premium+, que no Brasil têm preços de R$ 19,99, R$ 60 e R$ 109,99 mensais, respectivamente. Contudo, a pesquisa não contempla os usuários que assinam os serviços via navegador, uma vez que os preços nessa modalidade são bem mais baratos que os dos aplicativos para dispositivos móveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

A Appfigure ainda salienta que os US$ 200 milhões é um valor bruto, enquanto o valor total seria pouco maior que US$ 140 milhões (R$ 780 milhões). Isso acontece porque o X precisa pagar taxas de comissões para Apple e Google, uma vez que os aplicativos são baixados por meio das lojas dessas duas empresas, que descontaram a porcentagem de comissão em 15% em 2022.

X pode ter ganhado 1,4 milhões de usuários em setembro

Os serviços de inscrições para o X começaram em 2021, enquanto ainda era o Twitter, mas foi remodelado a partir de 2022 com a gestão de Musk. A ideia do bilionário era acabar com a dependência de anúncios para obter lucro, e por isso criou as categorias de assinatura que incluem menos propagandas, selo azul de verificação, e acesso à IA Grok — que não parece ter senso de moralidade.

Apesar dos lucros, é difícil saber o número aproximado de usuários que assinam os serviços do X. Por meio de uma combinação de números realizada pelo site TechCrunch, é estimado que cerca de 1,4 milhões de pessoas tenham assinado o serviço somente em setembro deste ano.

Quando a comparação é feita por trimestres, após a plataforma ter basicamente estagnado o número de assinantes entre o primeiro e o segundo trimestre do ano, houve um aumento de 30% no número de assinantes no Q3.

X vem em uma crescente lenta nos últimos anos.X vem em uma crescente lenta nos últimos anos.Fonte:  Appfigures/Reprodução 

Não há como saber diretamente se esses US$ 200 milhões são considerados um valor positivo ou negativo para o X, mas a empresa vale 80% menos do que quando foi adquirida por Elon Musk.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.