Intel e AMD se unem para melhorar arquitetura x86 e competir com a Arm

1 min de leitura
Imagem de: Intel e AMD se unem para melhorar arquitetura x86 e competir com a Arm
Imagem: GettyImages

Em um movimento considerado raro e inesperado, Intel e AMD juntaram forças para a criação de um grupo consultivo para melhorar o ecossistema x86. A estratégia, que reúne outras gigantes da tecnologia, como Dell, Lenovo, Google, Broadcom, HP, Meta, Oracle e Red Hat, tem por objetivo reforçar essa arquitetura.

Liderado por Intel e AMD, o novo grupo quer facilitar e simplificar as integrações da arquitetura x86. Assim, é possível esperar recursos que melhorem a compatibilidade entre as fabricantes e tornem o desenvolvimento mais atrativo para os responsáveis pelos hardwares e softwares, que geralmente têm mais problemas de compatibilidade.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Para o consumidor final essa questão de compatibilidade não é um problema, visto que é possível utilizar basicamente qualquer software em processadores AMD e Intel. Inclusive, essas duas empresas terão papel central no grupo, com a Intel trabalhando em um conjunto de instruções chamado retorno flexível e entrega de eventos (FRED), e a AMD à frente do Supervisor Entry Extensions.


Rivalidade com a Arm

Apesar da novidade fortalecer os laços entre as grandes companhias do mundo da tecnologia, a união do time azul e vermelho tem uma concorrente em comum: a Arm. Com a chegada de notebooks baseados nessa arquitetura, Intel e AMD começam a ver uma rival à altura.

Isso se torna bem evidente com o lançamento dos primeiros notebooks com processadores Qualcomm Snapdragon X Elite e X Plus, baseados na arquitetura Arm. Os modelos prometem foco em eficiência energética, rodando o Windows a partir de emulação.

A chegada de mais produtos com arquitetura Arm aumenta a disputa no segmento, mas ainda há um longo caminho. Os notebooks com Snapdragon vêm enfrentando dificuldades de compatibilidade e desempenho, principalmente em jogos e aplicativos não otimizados.


smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.