TikTok sabe que causa depressão e ansiedade em jovens, diz processo

2 min de leitura
Imagem de: TikTok sabe que causa depressão e ansiedade em jovens, diz processo
Imagem: GettyImages

O TikTok está ciente de que o algoritmo da rede social é viciante e também potencialmente nocivo para a saúde mental de jovens — mas não toma muitas medidas a respeito. Essa é uma das conclusões de processos que atualmenteestão em curso contra a desenvolvedora ByteDance nos Estados Unidos.

A plataforma encara uma série de ações judiciais que correm em paralelo em estados dos EUA, principalmente a respeito dos danos contra adolescentes. O caso corre em segredo de Justiça, mas a NPR teve acesso a trechos vazados de documentos que deveriam ter sido escondidos e estavam visíveis.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O material confidencial agrupa investigações feitas por advogados e inclui várias conversas entre executivos do TikTok, além de estudos internos sobre o impacto do serviço. Eles servem como parte da argumentação da acusação sobre os riscos da plataforma e a falta de ações por parte da companhia para amenizá-los.

Impacto na vida pessoal: trabalho, sono e relacionamentos

De acordo com os documentos visualizados pela NPR, o TikTok considera que 260 vídeos são o suficiente para que uma pessoa "provavelmente desenvolva um vício na plataforma".

Além disso, a plataforma já realizou pesquisas que concluíram que "o uso compulsivo está correlacionado com uma série de efeitos negativos de saúde mental". Os problemas incluem perda de habilidades analíticas, formação de memória, pensamento contextual, profundidade de conversação e empatia, além do desenvolvimento de ansiedade.

Leia também: Como a exposição nas redes sociais pode prejudicar as crianças?

Além disso, questões como interferir em responsabilidades pessoais no trabalho ou escola, conexão real com outros indivíduos e até problemas de sono foram encontrados entre os resultados. O TikTok também sabia de possíveis problemas de funções como filtros de embelezamento, que podem contribuir até para distúrbios alimentares e reduzir a autoestima.

Ainda segundo os materiais, o TikTok entende que ferramentas que reduzam o tempo passado na rede social poderiam prejudicar os números da plataforma, mas lançou essas medidas mesmo contrariado.

TikTok sabe que vicia rapidamente, mostram documentos.TikTok sabe que vicia rapidamente, mostram documentos.Fonte:  GettyImages 

A companhia diz levar em conta que o sucesso da plataforma é medido por "melhorar a confiança pública na plataforma pela cobertura da mídia", ou seja, com notícias positivas como o lançamento de novos recursos como esse.

Uma das conversas traz um gerente de projetos afirmando categoricamente que o objetivo "não é reduzir o tempo gasto" no app, enquanto outro cita que precisa "contribuir para a quantidade de usuários ativos diários e a retenção".

Os materiais sigilosos mostram ainda que o TikTok reconhece falhas na moderação contra conteúdos de automutilação e demora ao suspender usuários com menos de 13 anos de idade.

O que diz o TikTok

Em nota para o site NPR, o TikTok disse que a publicação dos materiais sigilosos é "altamente irresponsável", em especial por selecionar trechos sem contexto, antigos ou com erros de interpretação.

"Temos políticas robustas, que incluem remover de forma proativa usuários suspeitos de serem menores de idade, e temos lançado de forma voluntária funções de proteção, como o limite padrão de tempo de tela, controle parental e privacidade ligada por padrão em menores de 16 anos", diz a companhia.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.