GeForce 256: Nvidia comemora 25 anos da estreia da 'primeira GPU do mundo'

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Imagem: Nvidia/Divulgação
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A Nvidia comemora nesta sexta-feira (11) os 25 anos do lançamento da GeForce 256, considerada a primeira GPU do mundo. O componente, que inicialmente ganhou destaque apenas entre os usuários de PC mais avançados, ajudou a revolucionar o universo gamer e a estabelecer as bases para a inteligência artificial.

Mais do que uma placa de vídeo, como observa a gigante da tecnologia, o produto lançado no dia 11 de outubro de 1999 trouxe inovações como a transformação de hardware e iluminação (T&L), aliviando a carga da CPU. Isso foi essencial para melhorias gráficas e de desempenho em jogos.

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Unreal Tournament foi um dos primeiros games a experimentar os avanços da GeForce 256. (Imagem: Nvidia/Divulgação)Unreal Tournament foi um dos primeiros games a experimentar os avanços da GeForce 256. (Imagem: Nvidia/Divulgação)Fonte:  Nvidia/Divulgação 

Títulos como Quake III Arena e Unreal Tournament deram aos jogadores da época a oportunidade de experimentar os avanços oferecidos pela GeForce 256, incluindo gráficos mais realistas e aprimoramentos nos reflexos. Com base nessas melhorias, desenvolvedores e a empresa continuaram proporcionando experiências cada vez mais imersivas.

Nas décadas seguintes, as GPUs da Nvidia avançaram para taxas de quadros ainda mais altas e fidelidade muito maior. Essas otimizações foram adotadas também por plataformas como Twitch, Facebook e YouTube Gaming, contribuindo para a popularização do streaming e do esports.

Avanços em IA

Além dos games, o poder computacional encontrado nas GPUs da marca começou a atrair o interesse de outros segmentos. Em 2011, pesquisadores do Google e das universidades de Stanford e Nova York adotaram as placas gráficas em projetos de IA, obtendo desempenho que antes exigia a utilização de supercomputadores.

No ano seguinte, a rede neural AlexNet venceu uma grande competição de reconhecimento de imagens usando componentes da Nvidia, marcando o início de um novo momento para a IA. A partir daí, mais empresas passaram a integrar as GPUs em suas iniciativas, incluindo Microsoft, Baidu e OpenAI, entre outras.

Com isso, a empresa liderada por Jensen Huang começou a projetar unidades de processamento gráfico para cargas de trabalho de inteligência artificial, como a GeForce RTX Série 20. A tecnologia acelerou a adoção de gráficos com ray tracing em tempo real nos jogos e influenciou vários outros avanços que estão moldando o futuro da IA.

“Essa revolução que começou com a GeForce 256 continua a se desdobrar hoje em jogos e entretenimento, na computação pessoal, onde a IA impulsionada por GPUs Nvidia agora faz parte da vida cotidiana — e dentro das indústrias de trilhões de dólares que constroem a IA de próxima geração no núcleo de seus negócio”, celebrou a empresa.

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