Quem está esperando o lançamento de um anel inteligente pela Apple pode ter a expectativa frustrada pela companhia. Isso porque, de acordo com o colunista Mark Gurman, a Maçã "não está desenvolvendo ativamente" e "não tem planos de lançamento" de um produto na categoria.
Gurman, que escreve para a Bloomberg e costuma trazer informações quentes sobre a marca, argumenta que esse projeto seria uma forma de "canibalizar" outro dos seus eletrônicos, o Apple Watch. Isso seria considerado arriscado para a marca, já que ela mesma acha que o relógio inteligente ainda tem mercado para conquistar e é o líder do setor em recursos de bem-estar.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O Galaxy Ring. (Imagem: Samsung/Divulgação)Fonte: Samsung
Essa ideia chegou a ser debatida internamente na companhia no início deste ano, quando a Samsung revelou o visual e as primeiras informações do Galaxy Ring. Com o tempo, porém, a companhia decidiu abandonar a ideia e seguir adiante com outros projetos.
Analistas ainda acreditam no lançamento
Analistas da CCS Insight, porém, discordam de Gurman e duvidam que a Apple vá perder o momento de ascensão do setor de anéis inteligentes — além de permitir que uma rival de outros setores vire referência de um mercado ainda em desenvolvimento.
"Dado o quão profundamente e pessoalmente investido Tim Cook está o campo de saúde, creio que um anel seria uma extensão bastante complementar à Apple", acredita o analista, citando os projetos do CEO da companhia em rastreio de atividades físicas, condições de saúde e bem-estar.
Relógios inteligentes como o Galaxy Ring e os modelos da Oura possuem sensores similares ao de um relógio inteligente, como frequência cardíaca e nível de oxigênio no sangue — com a diferença de serem bem mais discretos e menos carregados de funções adicionais.
No lugar do anel inteligente, a Apple possivelmente está direcionando equipes para o lançamento de um smart display para uso doméstico e um óculos inteligente mais simples que o Apple Vision Pro.