5 curiosidades sobre a Black Friday no Brasil

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O Brasil conta com diversos eventos nos quais o público pode comprar produtos de segmentos variados com desconto. Dentre estes, um dos principais nomes para muitos com certeza é a BlackFriday.

Nascida nos Estados Unidos, ela se tornou referência e parte do calendário de diversos países. No Brasil, a Black Friday possui algumas características peculiares, sobre as quais falaremos a seguir. Acompanhe a leitura!

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TecFriday

1. Origem adaptada

A BlackFriday começou nos Estados Unidos, no dia seguinte ao feriado de Ação de Graças, marcando o início das compras de Natal. No Brasil, o evento foi adaptado ao nosso calendário e hábitos de consumo.

BlackFriday vem ganhando contornos e temperos cada vez mais brasileiros ano após ano. (Fonte: GettyImages/Reprodução)BlackFriday vem ganhando contornos e temperos cada vez mais brasileiros ano após ano. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

A primeira edição brasileira aconteceu em 2010 e foi realizada exclusivamente online. Com o sucesso crescente, o evento logo passou a incluir lojas físicas e expandiu-se para quase todos os setores do varejo, incluindo eletrônicos, moda, alimentos e até mesmo serviços digitais.

Curiosamente, a Black Friday ocorre próxima ao recebimento do 13º salário, e muitas pessoas aguardam essa entrada extra de dinheiro para aproveitar as ofertas.

2. O fenômeno da “Black Fraude”

Nos primeiros anos da Black Friday no Brasil, muitos consumidores se decepcionaram com as ofertas, dando origem ao termo "Black Fraude". Isso se deve ao fato de algumas lojas aumentarem os preços dos produtos dias antes do evento, apenas para abaixá-los novamente durante a Black Friday.

Com o passar dos anos, órgãos de defesa do consumidor, como o Procon, começaram a monitorar mais de perto as promoções, impondo multas para as empresas que praticam fraudes.

Isso também levou plataformas como o Reclame Aqui a destacar as empresas que agem de maneira honesta durante o evento, ajudando a reduzir essas práticas.

3. Setores mais procurados

Tecnologia e eletrônicos dominam as listas de desejos dos brasileiros durante a Black Friday. Produtos como smartphones, notebooks, TVs e acessórios de informática estão entre os mais buscados pelo público local.

Além dos eletrônicos, outros setores que crescem muito durante o evento são os de moda, eletrodomésticos e serviços de assinatura (como plataformas de streaming, por exemplo).

Público brasileiro está cada vez mais interessado em itens de tecnologia na BlackFriday. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Público brasileiro está cada vez mais interessado em itens de tecnologia na BlackFriday. (Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte:  GettyImages/Reprodução 

Recentemente, setores como alimentação e até mesmo turismo também têm entrado no jogo, com pacotes de viagens e restaurantes oferecendo descontos atraentes para fisgar ainda mais a atenção do público.

4. Crescimento das compras no mobile

Outra curiosidade interessante sobre a Black Friday no Brasil é o crescimento das compras realizadas por dispositivos móveis. Nos últimos anos, cada vez mais brasileiros optam por fazer suas compras diretamente pelo celular, em vez de usar desktops ou visitar lojas físicas.

A conveniência de acessar rapidamente as promoções pelo smartphone, somada a funcionalidades de aplicativos de e-commerce, tem atraído muitos consumidores. Aliás, podemos destacar aqui vantagens como notificações em tempo real e pagamentos rápidos.

Com isso, varejistas têm investido pesado em otimização de seus aplicativos e sites para mobile, garantindo uma experiência de compra rápida e segura. Vale lembrar, isso é crucial em um evento onde as melhores ofertas podem se esgotar em minutos.

5. BlackFriday acaba em novembro? Não no Brasil!

Uma peculiaridade interessante do mercado brasileiro é que, por aqui, a Black Friday não se limita a um único dia.

Muitas lojas estendem suas promoções por todo o final e começo de semana, dando origem à "Black Weekend", ou até mesmo ao mês inteiro com a "Black November". Assim, as empresas aproveitam mais tempo de vendas e os consumidores podem encontrar boas ofertas, evitando congestionamento nos sites e filas nas lojas físicas.

Essa extensão do período de descontos também reflete a alta competitividade entre os varejistas. Afinal, essa é uma forma de se destacar em meio à grande quantidade de ofertas disponíveis e, claro, lucrar um pouco mais.

E você, já está em dia com a lista para a Black Friday 2024? Confira aqui algumas dicas para se preparar e realizar as melhores compras do ano. Até a próxima!

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