Eleitores interessados em usar a versão digital do título de eleitor no primeiro turno das Eleições 2024 têm até este sábado (05) para baixar o aplicativo e-Título, um dia antes do pleito. O prazo é o mesmo para aqueles que já utilizam a plataforma e deverão atualizá-la.
Alternativa ao título de eleitor impresso, o app dispensa a apresentação de documento de identidade com foto no dia da votação se o usuário tiver feito o cadastramento biométrico. Ele também pode ser usado sem a biometria, mas neste caso o eleitor precisa levar identidade, CNH, passaporte ou outro documento oficial.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: Eleições 2024: veja o que candidatos à prefeitura da sua cidade pensam sobre tecnologia
O app e-Título substitui o título de eleitor impresso. (Imagem: Google Play Store/Reprodução)Fonte: Google Play Store/Reprodução
Outras funcionalidades estão disponíveis na plataforma, como a consulta ao local de votação e o número da seção eleitoral. Além disso, é possível gerar o título eleitoral em formato PDF para impressão, emitir a certidão de quitação e de crimes eleitorais e a declaração de trabalhos eleitorais.
No app e-Título também há a possibilidade de apresentar a justificativa de ausência eleitoral tanto no dia das eleições quanto depois do pleito. Consultar débitos eleitorais e realizar o pagamento via Pix ou emitir o boleto para quitar eventuais pendências são algumas das outras funções oferecidas.
Como baixar e usar o e-Título?
O app e-Título pode ser baixado gratuitamente na Play Store, caso você tenha um dispositivo Android, ou na App Store se o seu celular ou tablet roda o iOS. Ele é compatível com Android 6.0 e versões posteriores e iOS 13 e versões acima, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Após a instalação, você deve concordar com os Termos de Uso e Política de Privacidade e inserir os dados pessoais — CPF, nome completo, nome da mãe e do pai — realizar a validação facial e responder às perguntas de segurança. Por fim, o usuário deve criar uma senha e também pode habilitar o acesso com a digital.
Finalizado o processo, será possível ter acesso às funções disponíveis no título de eleitor digital, lembrando novamente que o download do app e-Título não estará disponível no dia da votação.