A Vivo tem a internet 5G mais rápida do mundo, de acordo com o relatório “5G Global Mobile Network Experience Awards 2024” divulgado pela OpenSignal na última quinta-feira (03). Outras operadoras brasileiras também aparecem em destaque no ranking de velocidade da conexão móvel.
Segundo a consultoria, a rede 5G da Vivo apresentou velocidade média de download de 365,6 Mbps durante o período do levantamento, feito entre os dias 1º de janeiro e 29 de junho deste ano. Com isso, ficou em primeiro lugar na lista da categoria de grandes países, considerando territórios com área superior a 200 mil km².
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: O que é a 5.5G? Entenda tudo sobre a 5G Advanced
Vivo lidera ranking global de velocidade de download no 5G no primeiro semestre de 2024. (Imagem: OpenSignal/Divulgação)Fonte: OpenSignal/Divulgação
Outra tele brasileira, a Claro aparece logo atrás com velocidade média de download no 5G de 359,6 Mbps ao longo do primeiro semestre. O pódio é completado pela Unifi, da Malásia, com média de 344,4 Mbps, enquanto a TIM ficou em sétimo lugar com 327,9 Mbps.
No relatório, a OpenSignal destaca a melhoria da velocidade nas novas redes de internet móvel no Brasil a partir da liberação da frequência 3,5 GHz e com o avanço da implantação do padrão 5G Standalone (SA). Ainda conforme a empresa, a troca de equipamentos que usam a rede não-Standalone (NSA) pode representar um novo crescimento.
Desempenho ruim em outras categorias
O bom desempenho no aspecto velocidade, apresentado pelas operadoras que atuam no território nacional, não foi repetido nas outras quatro categorias analisadas pela consultoria. Elas ficaram fora do top 20 em todas, o que sugere a necessidade de mais investimentos para melhorar a infraestrutura da rede.
Em Disponibilidade de sinal, a americana T-Mobile foi a campeã, seguida por prestadoras como Jio (Índia), Vodafone (Austrália) e várias companhias da Malásia. Na categoria Experiência de jogos, a liderança ficou com a U Mobile da Malásia, acompanhada da SoftBank (Japão) e Telkomsel (Indonésia).
Já no fator Experiência de vídeo houve empate entre 11 operadoras, incluindo DNA (Finlândia), Telenor (Suécia), SoftBank (Japão) e Digi Mobil (Romênia). Outra categoria analisada, Experiência em apps de voz teve as japonesas SoftBank e Au no topo, seguidas por DNA (Finlândia) e U Mobile (Malásia).
Fontes