Trabalhando para se tornar uma líder global em tecnologia, a França nomeou sua primeira "Ministra de Inteligência Artificial", cargo até então inédito. Trata-se de Clara Chappaz, que atuava como CEO da Le French Tech, projeto do governo voltado para startups.
A nomeação foi confirmada pela ex-executiva da iniciativa governamental em seu perfil no LinkedIn, na segunda-feira (23). Na postagem, ela afirma que ocupará o cargo de Secretária de Estado da Inteligência Artificial e Assuntos Digitais, vinculado ao Ministério do Ensino Superior e Pesquisa.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Clara Chappaz é anunciada como "Ministra de IA" da França.Fonte: LinkedIn/Clara Chappaz/Reprodução
De acordo com Chappaz, a criação do cargo demonstra a ambição do país em liderar as pesquisas relacionadas aos sistemas inteligentes, ocupando um lugar de destaque nas ações globais da tecnologia. Além disso, reforça a intenção do presidente francês, Emmanuel Macron, de transformar Paris na cidade da IA.
“Também estou convencida de que a IA não deve permanecer reservada a uma minoria e criar uma nova exclusão digital. Colocar a IA a serviço de todos, funcionários de nossas empresas e funcionários públicos, também é nossa missão”, ressaltou a Ministra de IA da França.
A importância da segurança cibernética
Com o uso cada vez mais frequente da IA em golpes e fraudes e na geração de deepfakes capazes de enganar muitas pessoas, Clara disse que o seu trabalho também incluirá um cuidado especial com a segurança relacionada à tecnologia. Ela ressaltou que tomará medidas para combater abusos.
“Não estou esquecendo o desafio da segurança cibernética e da segurança de nosso espaço digital e de controlar alguns de seus abusos, sejam golpes online ou a proteção de nossos dados pessoais”, destacou a Ministra de IA, em seu perfil na rede social corporativa.
Formada pela Harvard Business School, Chappaz deverá ser uma das representantes do país na Cúpula Internacional de Inteligência Artificial que será sediada pela França em fevereiro de 2025. Recentemente, o país anunciou investimentos de € 500 milhões, o equivalente a R$ 3 bilhões pela cotação atual, para a criação de clusters de IA até 2030.
Fontes
Categorias