A rede social X, o antigo Twitter, é a empresa de mídia ou tecnologia com o menor nível de confiança por parte do público. Essa é uma das conclusões de um estudo feito nos Estados Unidos pelo All About Cookies e publicado pelo Emarketer.
De acordo com a pesquisa, a plataforma controlada por Elon Musk é tida como confiável por apenas 28% dos entrevistados. Já 28% do público também tem uma posição de neutralidade, enquanto outros 44% alegam um sentimento de desconfiança sobre o serviço.
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O nível de confiança (vermelho) das marcas avaliadas.Fonte: Emarketer
Esse é o pior desempenho de uma empresa de tecnologia envolvida no estudo — os níveis são quase idênticos à confiança do público no governo dos Estados Unidos, que costumam ser baixos no geral. A pesquisa foi realizada com 1 mil participantes entre os meses de maio e abril de 2024, ou seja, antes mesmo da última crise envolvendo o X e o Brasil.
O sentimento negativo do público pode estar relacionado com a falta de moderação na rede social, mantida sob o discurso de liberdade de expressão de Musk, além dos problemas financeiros vividos pela companhia e o espalhamento de bots e golpistas pelo feed.
O que o estudo diz sobre as empresas
O desempenho do X só não foi pior em termos de "não confiável" do que uma marca de tecnologia: o TikTok. A rede social chinesa é vista como possível canal de vigilância do governo chinês e corre o risco de ser banida em breve nos EUA.
A montadora Tesla, outra marca de propriedade de Musk, também apresentou números negativos: só 29% de confiança, com 40% dos participantes rotulando ela como "não confiável". Os motivos não foram explicados no estudo, mas a montadora é alvo de processos e investigações por possíveis problemas de segurança no seu sistema de direção autônoma.
Amazon foi tida como a empresa mais confiável nos EUA.Fonte: GettyImages
A Amazon é a companhia com melhores índices da pesquisa: 70% dos entrevistados consideram ela confiável e só 9% estão no outro extremo da opinião. Google, Netflix, Microsoft, Apple e Disney também ficaram bem colocadas, com a Meta — dona de serviços Facebook, Instagram e WhatsApp — tendo respostas mais equilibradas e dividindo o público.
Uma das perguntas extras do estudo avaliou ainda como o público reage sobre o uso responsável de inteligência artificial (IA). Segundo as respostas, 70% dos norte-americanos "têm pouca ou nenhuma" confiança de que as marcas cumprem esse requisito.
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