A nova taxa das blusinhas, em vigor desde 1° de agosto deste ano, impulsionou as vendas da KaBuM! em periféricos para PC, afirmou o CEO da varejista, Julio Trajano. Em coletiva de imprensa na quarta-feira (11), o executivo mencionou que a nova legislação abriu espaço para a empresa no mercado nacional.
Desde agosto deste ano, todas as compras importadas são taxadas em imposto de importação. Contudo, em compras abaixo de US$ 50, incide a alíquota de 20% + ICMS (17%, como define o Programa Remessa Conforme).
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Foi nessa mesma categoria, também categorizada como produto de ticket baixo (de menor custo), que a KaBuM! observou melhor retorno após a nova legislação.
A nova "taxa das blusinhas" impulsionou a venda de produtos de ticket baixo da KaBuM!, disse o CEO da varejista.Fonte: KaBuM!/Reprodução
"Nosso ticket é bem mais alto do que o ticket dos [varejistas] chineses. Mas, sem dúvida nenhuma, a nossa parte de periféricos está indo super bem", pontuou Trajano.
Em outubro do ano passado, Julio Trajano defendeu a "igualdade" entre empresas internacionais e nacionais no mercado brasileiro. "Do nosso lado estamos dentro de todas as leis, arcando com todos os impostos e jogando dentro das quatro linhas. O que a gente espera é que elas [empresas asiáticas] possam, sim, atuar, mas atuem com as mesmas condições de jogo que a gente", disse em entrevista ao TecMundo na época.
No período da entrevista, vigorava no Brasil o Programa Remessa Conforme, que isentava compras de menos de US$ 50 de imposto de importação, recolhendo apenas ICMS (17%).
O executivo menciona que, em breve, a KaBuM! fechará parceria com a AliExpress. As varejistas serão vendedoras oficiais nos marketplaces uma da outra.
Durante a entrevista, Trajano não menciona números específicos, tampouco dá detalhes sobre as consequências da legislação no Brasil.
Expansão da KaBuM! em lojas físicas
No papo, Trajano menciona a inauguração de mais lojas físicas da KaBuM!, sendo uma delas no Shopping Aricanduva, na Zona Leste de São Paulo. A unidade será focada na venda de produtos "open box", isto é, que já foram abertos e devolvidos por consumidores, mas intactos.
A loja vai estar situada dentro de uma unidade Magalu e, por enquanto, está em fase de desenvolvimento. De forma geral, a loja seguirá o mesmo modelo da unidade inaugurada na Marginal Tietê.
Outra inauguração mencionada pelo CEO é a loja da KaBuM! no Conjunto Nacional, na Avenida Paulista. Segundo ele, essa unidade vai ser "muito grande" e focada em experiências, no que deve ficar conhecido como "Arena KaBuM!".
A parte de livros e cultura do edifício será mantida, mas serão adicionadas áreas dedicadas para games. Trajano menciona a possibilidade de acompanhar eventos ao vivo no prédio, como finais de campeonatos de e-Sports, ou jogar com amigos.
IA para montar computadores na KaBuM!
Por fim, ainda na coletiva de imprensa, Trajano falou sobre as novidades do assistente virtual com inteligência virtual da KaBuM!: a ferramenta servirá para ajudar o usuário a montar o próprio computador, escolhendo peças conforme orçamento, compatibilidade e necessidade.
O executivo menciona que percebeu a necessidade de implementar a solução ao notar que consumidores costumam ter dúvidas na hora de montar o PC ideal. O processo de pesquisa requer tempo e, por serem peças relativamente caras e com inúmeras especificações, é difícil ter confiança ao montar um setup por conta própria pela primeira vez.
O head de marketing da KaBuM!, Bruno Chamas, afirmou que a assistente já é experimentada com um pequeno número de consumidores, mas ela "ainda está aprendendo". Contudo, ele prevê que a ferramenta será lançada antes da Black Friday e do Natal deste ano.
Cupom KaBuM!
Quer economizar em tecnologia? Use o cupom KaBuM! e ganhe desconto nas suas compras!