Donald Trump quer Elon Musk liderando comissão caso vença eleição nos EUA

Por André Luiz Dias Gonçalves

06/09/2024 - 18:452 min de leitura

Donald Trump quer Elon Musk liderando comissão caso vença eleição nos EUA

Fonte : Getty Images/Reprodução

Candidato à presidência dos Estados Unidos, Donald Trump afirmou na quinta-feira (5) que quer contar com Elon Musk chefiando uma comissão em seu governo, caso saia vencedor nas eleições marcadas para novembro. A fala aconteceu durante evento na cidade de Nova York.

O cargo em questão é para a Comissão de Eficiência do Governo, cuja criação havia sido sugerida pelo próprio CEO da SpaceX durante uma live no X/Twitter, no mês passado. Desde então, o republicano vem discutindo a ideia com seus assessores e parece estar disposto a adotá-la.

Musk pode fazer parte do governo de Trump, em um eventual novo mandato do republicano.
Musk pode fazer parte do governo de Trump, em um eventual novo mandato do republicano.

“Vou criar uma comissão de eficiência do governo encarregada de conduzir uma auditoria financeira e de desempenho completa de todo o governo federal e fazer recomendações para reformas drásticas”, comentou o empresário em discurso no New York Economic Club. Ela também seria responsável por fiscalizar fraudes e pagamentos indevidos.

Um órgão semelhante ao que Trump quer criar para ser liderado por Musk já existe no atual governo dos EUA, como destaca a Reuters. Trata-se do Escritório de Responsabilidade Governamental (GAO), que é apartidário e tem a função de investigar gastos e avaliar o desempenho da administração chefiada por Joe Biden.

Apoio declarado a Trump

Depois da fala do candidato republicano, o bilionário disse mais uma vez que tem interesse em fazer parte da comissão, reforçando o comentário feito em agosto. “Estou ansioso para servir aos Estados Unidos se tiver essa oportunidade”, escreveu o dono do X, como relata a agência de notícias.

Os dois empresários têm se aproximado cada vez mais nos últimos meses. Em julho, por exemplo, Musk declarou apoio a Trump após o ex-presidente sofrer um atentado durante comício na Pensilvânia, quando foi atingido na orelha e precisou ser levado para o hospital.

Além disso, o chefe da Tesla prometeu fazer doações de US$ 45 milhões por mês para a campanha do republicano, o equivalente a R$ 251 milhões mensais.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também