Eleições 2024: o que os candidatos à prefeitura de Salvador pensam sobre tecnologia?

Por André Luiz Dias Gonçalves

04/09/2024 - 08:004 min de leitura

Eleições 2024: o que os candidatos à prefeitura de Salvador pensam sobre tecnologia?

Este texto faz parte de uma série na qual o TecMundo apresenta as propostas para a ciência e tecnologia de todos os candidatos à prefeitura dos 8 municípios que mais acessam o nosso site. Confira, abaixo, todos os links com as propostas dos candidatos ao executivo municipal:

Com 1,9 milhão de eleitores, a cidade de Salvador (BA) vai às urnas em outubro para eleger o chefe do executivo municipal cujo período de administração será de 2025 a 2028. São sete candidatos na disputa, entre eles o atual prefeito, Bruno Reis, que tenta a reeleição.

O primeiro turno das Eleições 2024 acontece no dia 6 de outubro.O primeiro turno das Eleições 2024 acontece no dia 6 de outubro.

A capital baiana será sede do Parque Tecnológico Aeroespacial da Bahia, complexo que receberá investimentos de R$ 650 milhões e viabilizará pesquisas avançadas no setor a partir de 2025, além de fomentar o ensino. Dessa forma, é interessante conferir que propostas os candidatos a prefeito de Salvador têm em relação a ciência e tecnologia.

Bruno Reis (União Brasil)

Bruno Reis.Bruno Reis.

Candidato à reeleição, Reis pretende implantar equipamentos que possibilitem monitorar a cidade em tempo real e investir em tecnologias para reduzir os gases do efeito estufa e arrefecer o aquecimento local. Ele também menciona a ideia de usar micro-ônibus elétricos na região central.

Tornar a capital baiana uma “cidade exportadora de tecnologias” é outro de seus planos, assim como ter inteligência artificial na análise de dados e na tomada de decisões. Melhorar a conectividade nas escolas municipais e adotar câmeras corporais nos agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) são outras propostas do representante da coligação “O trabalho não para”.

Eslane Paixão (Unidade Popular)

Eslane Paixão.Eslane Paixão.

Uma das propostas da representante do UP é criar uma empresa pública de aplicativos para motoboys e entregadores. De acordo com ela, isso permitiria disponibilizar “apps que não explorem os trabalhadores”, oferecendo melhores condições para quem atua na área.

Eslane também cita planos de reduzir a emissão de poluentes, com a proposta de construir ciclovias em todos os bairros da cidade.

Geraldo Júnior (MDB)

Geraldo Júnior.Geraldo Júnior.

Para o candidato da coligação “Salvador pra toda gente”, implantar sistemas integrados para colocar a capital baiana no mesmo patamar de outras cidades inteligentes é um dos objetivos. Ele também promete atrair empresas de tecnologia de ponta e usar energia limpa nas escolas municipais com a instalação de placas fotovoltaicas.

Criar o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) para monitoramento em tempo real com câmeras de vigilância e sistema de análise preditiva integrado à Secretaria de Segurança Pública estadual é outro projeto prometido. Júnior comenta, ainda, sobre a utilização de tecnologias assistivas em órgãos e espaços públicos.

Giovani Damico (PCB)

Giovani Damico.Giovani Damico.

Entre os planos de governo de Damico, vale destacar as propostas de melhoria na mobilidade da capital. Uma das ideias é a construção de mais ciclovias em bairros populares, além de aumentar a segurança dos ciclistas para estimular a substituição dos automóveis pelas bicicletas.

O candidato do PCB também quer criar uma ampla rede de postos de recarga para veículos elétricos em Salvador, oferecidos pelo poder público, e incentivar a instalação de placas solares residenciais e comerciais. Neste último caso, moradores e comerciantes teriam direito a desconto no IPTU.

Kleber Rosa (PSOL)

Kleber Rosa.Kleber Rosa.

Propostas relacionadas à mobilidade de Salvador também são encontradas no plano de governo do candidato do PSOL. Uma delas é adotar ônibus eletrificados no lugar dos veículos a combustão, mas ele fala ainda sobre a criação de mais ciclovias, estimulando o uso de bikes para reduzir os gases do efeito estufa.

Incentivos fiscais às empresas com planos de sustentabilidade socioambiental e a implantação de novos sistemas para publicação e acesso ao portal da transparência são outros projetos. Kleber também menciona a adequação das tecnologias assistivas, ampliando as possibilidades de independência e inclusão de PCDs.

Silvano Alves (PCO)

Silvano Alves.Silvano Alves.

O concorrente do PCO à prefeitura de Salvador segue o mesmo projeto de governo do partido para todo o país, basicamente, com administração voltada aos trabalhadores. Assim como nas outras cidades, não há citação direta a propostas nas áreas de ciência e tecnologia.

Liberdade de expressão irrestrita com o fim de “leis absurdas” e a estatização dos sistemas de transporte e de saúde são algumas das suas promessas. O TecMundo entrou em contato com o PCO questionando sobre propostas específicas de tecnologia e o texto será atualizado se o partido retornar.

Victor Marinho (PSTU)

Victor Marinho.Victor Marinho.

Outro candidato que cita as tecnologias assistivas para atendimento às pessoas com deficiência, Victor também menciona a ampliação do uso de câmeras corporais para todos os agentes da GCM. De acordo com ele, a gestão das imagens deve ser feita por organizações civis e independentes.

A mobilidade é outro tema em destaque nas propostas, com a promessa de requalificação e ampliação das ciclovias, apostando nas bikes para reduzir a poluição e melhorar a qualidade de vida. Em outra parte do seu plano, o concorrente do PSTU fala em ações sustentáveis para proteger o meio ambiente.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também