Um servidor robusto é um importante pilar para qualquer negócio em crescimento. Ele armazena dados cruciais, executa aplicativos essenciais e garante a conectividade contínua, impulsionando a produtividade e a competitividade da sua empresa.
Mas com tantas opções disponíveis no mercado, como escolher o servidor ideal para o seu negócio?
A escolha do servidor para empresa exige conhecimento técnico e uma análise criteriosa das necessidades específicas do negócio. Confira quais são os 5 principais fatores a se considerar na hora de escolher um servidor para a empresa.
1. Tipo de ambiente
O tipo de servidor escolhido depende do ambiente onde ele será instalado na empresal
O tamanho do ambiente disponível para instalação do servidor na empresa é determinante para escolha entre dois tipos principais de equipamento:
- Os servidores em torre são compactos e silenciosos, ideais para escritórios com espaço limitado, oferecem fácil acesso para upgrades e manutenções.
- Os servidores em rack projetam maior escalabilidade e segurança para ambientes de data center, otimizando o espaço físico e simplificando a gestão de diversos servidores. Contudo, exigem maior investimento inicial e espaço físico dedicado.
2. Carga de trabalho
É importante determinaras tarefas que o servidor executará (armazenamento de arquivos, email, banco de dados ou aplicações de negócios), para avaliar os recursos e o desempenho necessários.
- Servidor de arquivo: prioriza capacidade de armazenamento, confiabilidade e acesso rápido aos dados.
- Servidor de banco de dados: desempenho, segurança e escalabilidade garantem operações robustas para bancos de dados críticos.
- Servidor de aplicação: processamento rápido, memória RAM abundante e recursos de virtualização suportam aplicações complexas como ERP e CRM.
3. Número de usuários
É necessário que se determine o número de usuários simultâneos que acessarão o servidor para garantir que ele possua recursos suficientes para atender à demanda, evitando gargalos e quedas de desempenho.
4. Necessidade de licenciamento
Se considera quais softwares e licenças adicionais que serão necessários para as operações do servidor, evitando surpresas orçamentárias no futuro, como, por exemplo:
- Licenças de sistema operacional: Windows Server, Red Hat Enterprise Linux, Ubuntu Server são algumas das opções mais populares.
- Licenças de software: softwares de gerenciamento, antivírus, backup e outras ferramentas podem exigir licenciamento adicional. Algumas licenças podem ser baseadas no número de usuários ou no volume de dados, impactando o orçamento.
5. Crescimento do negócio
Ter uma visão de futuro e investir em um servidor que possa acompanhar o ritmo de expansão de qualquer negócio, garante escalabilidade e evita a necessidade de trocas frequentes.
Servidores modulares e opções de virtualização permitem expandir a capacidade de acordo com o crescimento do negócio.
Qual é o servidor ideal para uma empresa?
Para escolher o servidor ideal para a empresa, é importante considerar as demandas específicas da empresa, bem como as características de cada servidor, como processador, memória, armazenamento e recursos de segurança.
Um servidor mais caro nem sempre é a melhor opção, pois pode oferecer recursos que a empresa não precisa. É importante comparar os preços de diferentes modelos e escolher o que oferece o melhor custo-benefício para as necessidades.
A Dell detém a maior participação de mercado em servidores x86 há 19 trimestres consecutivos na América Latina, com 47,8% de participação no mercado, de acordo com a IDC.
Confira quatro equipamentos da companhia de tecnologia.
Dell PowerEdge T150
O Dell PowerEdge T150 é indicado como primeiro servidor para empresa por sua forma compacta e funcionalidades extras como proteção contra poeira e gordura. (Fonte: Dell/Divulgação)
O servidor Dell Power Edge T150 é ideal para ser o primeiro servidor de empresas com espaço limitado que desejam desempenho potente, confiabilidade robusta e recursos essenciais a um preço acessível.
Com processadores Intel® Xeon® E-2324, o T150 oferece até 40% de ganho de performance em relação às gerações anteriores na execução de aplicativos de escritório, email e armazenamento de arquivos com confiabilidade.
A memória RAM DDR4 é expansível para até 128GB, garantindo desempenho rápido em multitarefas, mesmo em picos de demanda.
Além do tamanho reduzido, oferece recursos para escritórios que não possuem espaço dedicado para o servidor, como filtros de poeira e gordura para proteger o equipamento.
Dell PowerEdge T160
O T160 é fabricado com materiais reciclados e possui um design eficiente em termos de consumo de energia. (Fonte: Dell/Divulgação)
O Dell PowerEdge T160 é um servidor em torre que combina desempenho excepcional com um design compacto e eficiente. O equipamento é ideal para pequenas e médias empresas e oferece escalabilidade para acompanhar o crescimento dos negócios.
Equipado com os mais processadores Intel® Xeon® série E-2400 e memória DDR5 de alta velocidade, o T160 garante um desempenho superior desde aplicações de escritório até bancos de dados e virtualização.
O servidor conta com opções de armazenamento, incluindo NVMe, para garantir o acesso rápido aos seus dados mais importantes. O Dell PowerEdge T160 também inclui recursos avançados de segurança, como a inicialização segura e a criptografia de dados.
O T160 permite que os colaboradores da empresa trabalhem de forma mais eficiente. Sem contar que a alta eficiência energética servidor contribui para reduzir os custos operacionais.
Dell PowerEdge R250
O servidor Dell PowerEdge R250 é ideal para datacenters de pequenas empresas. (Fonte: Dell/Divulgação)
Outra opção de entrada, mas desta vez um servidor em rack, o Dell PowerEdge R250 é uma solução versátil e compacta para data centers de pequenas empresas.
O servidor possui processadores Intel® Xeon® E-2300 escaláveis para diversas aplicações, desde servidores de arquivos e email até bancos de dados e ERP.
O R250 suporta diversos tipos de armazenamento (HDDs, SSDs e RAID) para atender às suas necessidades específicas de capacidade, desempenho e confiabilidade. A tecnologia iDRAC9 proporciona gerenciamento remotos fácil, simplificando tarefas de TI, reduzindo custos e aumentando a produtividade da equipe.
O equipamento vem com segurança embutida que protege os dados contra acessos não autorizados e ameaças cibernéticas com recursos como firmware assinado com criptografia, inicialização segura e exclusão segura de dados.
Dell PowerEdge T360
Potente e versátil, o servidor Dell PowerEdge T360 é indicado para empresas em crescimento. (Fonte: Dell/Divulgação)
O Dell Power Edge T360 é uma opção para empresas em crescimento. O equipamento suporta servidores de arquivos e email, bancos de dados, colaboração, web e virtualização e trabalha com 8 unidades de armazenamento (HDDs, SSDs e RAID)
Os processadores Intel® Xeon® E-2400 escaláveis e a memória RAM DDR4 expansível para até 128GB atendem às demandas crescentes do negócio. O servidor também possui iDRAC9.
Além disso, pode oferecer fontes de alimentação redundantes, que minimizam o risco de interrupções e protegem seus dados críticos e suporte para explorar aplicações de inteligência artificial (IA) com a capacidade de integrar GPUs de alto desempenho, ideal para aplicações de análise de dados, machine learning e deep learning.
Dell PowerEdge R360
O servidor Dell PowerEdge R360 Rack suporta GPU capaz de processar aplicativos de inteligência artificial. (Fonte: Dell/Divulgação)
Se a empresa busca um servidor em rack de soquete único com escalabilidade e segurança para data centers em crescimento, deve considerar o Dell PowerEdge R360. O investimento garante um retorno significativo ao longo do tempo, devido à sua capacidade de atender às demandas crescentes do negócio e à sua longa vida útil.
As configurações são semelhantes ao T360, como processadores Intel® Xeon® E-2400, GPU para aplicações de IA, além de iDRAC9 e segurança robusta. No entanto, o R360 oferece memória RAM DDR4 expansível até 256GB e suporte 16 unidades de armazenamento (HDDs, SSDs e RAID).
Desfrute de um desempenho rápido e confiável para executar suas tarefas com mais eficiência. Conheça os servidores Dell PowerEdge.
Autônomos de TI têm consultoria especializada para infraestrutura
Se você atua como profissional autônomo de TI, não pode deixar de conhecer o Dell Expert Network. O programa de relacionamento, desenvolvido pela Dell Technologies, tem mais de 10 anos e garante benefícios exclusivos para membros como gerente de contas, consultoria especializada, certificações em soluções Dell Technologies, programa de pontos, eventos e mais. Faça seu pré-cadastro agora mesmo na página TecMundo em parceria com o Dell Expert Network.