O corpo do bilionário da tecnologia, Mike Lynch, foi resgatado no iate de luxo que naufragou na costa da Itália, conforme anunciaram as autoridades do país nesta quinta-feira (22). A embarcação estava perto de Palermo, na Sicília, quando teve problemas ao ser afetada por uma tempestade.
Conhecido como “Bill Gates britânico”, devido ao apoio prestado à indústria da tecnologia no Reino Unido, o empresário estava no Bayesiano, nome do seu veleiro, acompanhado de familiares e amigos. Segundo a BBC, há relatos que ele reuniu pessoas mais próximas para comemorar sua liberdade.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: Elon Musk, Jeff Bezos e mais: veja quais são os empresários da tecnologia mais ricos do mundo
O empresário Mike Lynch tinha 59 anos. (Imagem: Wikimedia Commons/Divulgação)Fonte: Wikimedia Commons
Em junho, Lynch foi absolvido em um processo que o acusava de fraude na venda da Autonomy, empresa de software fundada por ele, para a Hewlett-Packard (HP). A negociação foi fechada em 2011 por US$ 11 bilhões, o equivalente a mais de R$ 61 bilhões pela cotação atual.
No naufrágio ocorrido na segunda-feira (19), também morreram o presidente da Morgan Stanley International, Jonathan Bloomer, que testemunhou a favor do bilionário, e o advogado Chris Morvillo, integrante da equipe de defesa, entre outras pessoas.
A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada com vida, enquanto a filha, Hannah, segue desaparecida.
Magnata da tecnologia no Reino Unido
Nascido em junho de 1965 em Londres (Inglaterra), Lynch foi aluno da Universidade de Cambridge, onde fez doutorado em matemática computacional. Em 1991, participou da fundação da Cambridge Neurodynamics, que trabalhava com detecção e reconhecimento de digitais.
Já em 1996, fundou a Autonomy, que fez grande sucesso nos anos 2000, lhe rendendo prêmios como a Ordem do Império Britânico, concedida em 2006 por sua contribuição ao mercado local. O empresário também atuou na BBC e no conselho de ciência e tecnologia do governo, com o então primeiro-ministro, David Cameron.
Depois de vender a Autonomy, o bilionário britânico criou a Invoke Capital, companhia de capital de risco que apoia startups na Europa, ajudando no lançamento da Darktrace, em 2013, famosa empresa de segurança cibernética. Ele fez parte do seu conselho até o início de 2024.
Para o ex-editor do jornal The Sun, David Yelland, Lynch foi o “maior empreendedor de tecnologia do Reino Unido das últimas décadas”.
Fontes
Categorias