App do MEI agora consulta pendências do CNPJ na Receita e reúne dívidas em um só DAS

Por André Luiz Dias Gonçalves

22/08/2024 - 10:152 min de leitura

App do MEI agora consulta pendências do CNPJ na Receita e reúne dívidas em um só DAS

Fonte : Google Play Store/Reprodução

O aplicativo do Microempreendedor Individual (MEI) recebeu um novo recurso que permite consultar pendências referentes ao Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) enquadrado na categoria. A ferramenta está na atualização mais recente, disponibilizada na última semana para Android e iOS.

Com a nova funcionalidade, o usuário consegue verificar se possui algum tipo de pendência relacionada à Declaração Anual Simplificada para Microempreendedor Individual (DASN-SIMEI). Esse documento deve ser entregue todos os anos, informando a receita bruta e se há empregado contratado, podendo haver multa em caso de atraso.

O aplicativo do MEI traz várias outras funções.
O aplicativo do MEI traz várias outras funções.

Além disso, o recurso possibilita pesquisar a existência de débitos do SIMEI em cobrança na Receita Federal, como as dívidas controladas por meio de processo. As pessoas jurídicas que possuem algum parcelamento em aberto com o órgão também conseguem saber se estão em dia com os pagamentos.

Se a plataforma registrar pendências no CNPJ durante a consulta, o usuário tem a opção de reunir todas as dívidas do MEI em um só Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). O documento gerado pode ser pago na rede bancária.

Como consultar pendências no app do MEI?

É necessário ter a versão 4.2.0 do app do MEI para consultar as pendências na entrega da declaração e débitos do SIMEI. Caso ainda não tenha, basta fazer o download na Google Play Store ou na App Store, dependendo do dispositivo utilizado.

Após a atualização, o usuário deve fazer login na plataforma com as credenciais da sua conta Gov.br e ir à opção “Consulta Pendências” para verificar os detalhes referentes ao CNPJ cadastrado. O app oferece, ainda, serviços como emissão do DAS para pagamento mensal e a transmissão da declaração anual.

Solicitação de restituição de pagamento em duplicidade e a consulta a outras informações do microempreendedor também estão disponíveis. Vale lembrar que as mesmas ferramentas são encontradas no Portal do Empreendedor.


Por André Luiz Dias Gonçalves

Especialista em Redator

Jornalista formado pela PUC Minas, escreve para o TecMundo e o Mega Curioso desde 2019.


Veja também