A Apple retirou do ar um vídeo promocional da empresa após uma série de reclamações. O problema envolveu a forma como a Tailândia foi retratada em um anúncio da companhia. O caso tomou grandes proporções e incluiu até uma manifestação do primeiro-ministro do país.
O vídeo em questão faz parte da série "The Underdogs", uma esquete de humor que mostra funcionários de baixo escalão da empresa em situações fictícias inusitadas, resolvendo obstáculos com o ecossistema e aparelhos da Apple. No episódio em questão, eles viajam para a Tailândia com o objetivo de fechar um acordo com uma fábrica de embalagens.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
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O vídeo foi tirado do ar após as críticas na redes sociais.Fonte: Apple
Segundo boa parte dos moradores locais, porém, o país foi mostrado de uma forma bastante caricata e negativa. Quem criticou o vídeo alega que as cenas sugerem um país pouco desenvolvido, descuidado e que só lida com tecnologias datadas.
Até mesmo o governo da Tailândia, que está atualmente em uma campanha para aumentar a quantidade de turistas na região, repudiou a peça publicitária. Sattra Sripan, parlamentar da Tailândia, chegou até a pedir um boicote de produtos da fabricante.
O primeiro-ministro Srettha Thavisin, porém, pediu para que o público olhasse "o lado positivo" do caso, que é a intenção crescente da Apple de investir no país.
"Nossa intenção era celebrar o otimismo e a cultura do país e nós pedimos desculpas por não capturar totalmente a vibração da Tailândia atual", disse a marca em comunicado. O vídeo de pouco mais de dez minutos foi retirado do ar duas semanas após a publicação.
Vídeo é o segundo da marca criticado em pouco tempo
Bastante conhecida pela sua atividade em publicidade por comerciais marcantes ao longo dos anos, a Apple entrou na segunda grande polêmica do ano envolvendo um dos seus vídeos.
Em maio, a companhia foi duramente criticada pelo comercial de lançamento do novo iPad. No vídeo, o tablet nasce quando a empresa "esmaga" uma série de objetos culturais com uma prensa hidráulica para mostrar o quão fino é o aparelho com o novo chip M4.
O polêmico comercial da Apple sobre o novo iPad.Fonte: Apple
O resultado, porém, abria a margem de interpretação de que a companhia estaria substituindo ou até melhorando setores como música e literatura com o dispositivo.
Em resposta, até a Samsung aproveitou a ocasião para alfinetar a concorrente. Esse vídeo, ao contrário do curta-metragem sobre a Tailândia, permanece no ar até hoje.
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