O Governo do Estado de São Paulo voltou a incentivar a troca gratuita das antenas parabólicas convencionais por equipamentos digitais, na quinta-feira (25), procedimento necessário para evitar interferências causadas pela expansão da rede 5G. O sinal analógico deve ser desativado até o fim de 2024 em todo o país.
Segundo a Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade (InvestSP), mais de 100 mil antenas tradicionais já foram substituídas pelas digitais em todo o estado. O número representa quase a metade da meta, que é chegar a cerca de 220 mil equipamentos trocados.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As antenas que captam o sinal digital gratuito são semelhantes às utilizadas pelas operadoras de TV por assinatura.Fonte: Getty Images/Reprodução
Para agilizar o procedimento, a agência tem mobilizado prefeituras e câmaras municipais no interior do estado, para que elas atuem junto aos moradores que ainda não realizaram a substituição. O objetivo é atingir, principalmente, os residentes de áreas mais remotas.
“Queremos São Paulo cada vez mais preparado para o 5G, que trará inovações na gestão pública e será decisivo na atração de investimentos privados. Por isso a atuação junto aos gestores locais, que estão mais perto da população e serão parceiros estratégicos do Estado”, comentou o diretor de projetos e investimentos da InvestSP, Thiago Camargo.
Como trocar gratuitamente a antena parabólica pela digital?
O processo de troca das parabólicas antigas pelas digitais é realizado em todo o Brasil pela Siga Antenado, organização sem fins lucrativos associada às operadoras que obtiveram a concessão do 5G. Ela fornece o kit composto por antena, receptor e controle remoto, e é responsável pela instalação gratuita.
A antena digital sem custos é disponibilizada para quem recebe algum benefício social do governo federal e possui registro no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). A pessoa ou família interessada também precisa ter uma parabólica antiga com sinal ativo.
Maiores informações sobre a distribuição dos kits gratuitos podem ser obtidas no site da Siga Antenado, onde você também consegue verificar se possui direito ao novo equipamento. As pessoas contempladas têm a opção de agendar o serviço na página.
Categorias