Tecnologia da Informação: 5 profissões do futuro para quem está entrando na universidade

3 min de leitura
Patrocinado
Imagem de: Tecnologia da Informação: 5 profissões do futuro para quem está entrando na universidade
Imagem: Kevin Ku/Pexels
Conteúdo oferecido por
Avatar do autor

Equipe TecMundo

A área de Tecnologia da Informação (TI) tem alta demanda e potencial de crescimento num mundo em constante evolução. De acordo com o LinkedIn, as 25 profissões mais promissoras para 2024 exigem habilidades em inovação e análise de dados. Profissionais com conhecimento em TI podem ter sucesso em áreas diversas, como Business Intelligence (BI), Big Data e Análise de Dados, além de tecnologias emergentes, como Inteligência das Coisas (IoT), Realidade Virtual (VR) e Realidade Aumentada (AR). 

Ou seja: as possibilidades para quem quer investir nas carreiras em tecnologia são inúmeras. Selecionamos aqui cinco opções que são ótimas apostas para quem vai entrar na universidade agora. Confira!  

1. Para ser um cientista de dados, você deve cursar Análise e Desenvolvimento de Sistemas

O que faz um cientista de dados? Ele é responsável por coletar, organizar e analisar conjuntos de dados que ajudam na tomada de decisões estratégicas em diversos setores de uma empresa. A carreira é promissora porque as empresas têm reconhecido, cada vez mais, a importância das decisões baseadas em dados, visto que abrem caminho para novas soluções, garantem a economia de recursos e impulsionam os negócios.  

O curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas prepara o profissional para atuar com análise de mercado, Inteligência Artificial e machine learning, por exemplo.  

2. Um desenvolvedor se forma em Engenharia de Software 

Criar, projetar, testar e implementar softwares para diversos sistemas, desde aplicativos mobile a websites complexos, basicamente, é isso o que faz um desenvolvedor de software. A carreira é promissora, justamente por ser indispensável à inovação de diferentes áreas. Profissionais desenvolvedores são responsáveis por identificar as necessidades do negócio e construir aplicativos que apoiem as metas e objetivos das empresas.  

Para estudar Engenharia de Software e atuar como desenvolvedor, é possível apostar em uma graduação ou em um mestrado. 

3. Ciência da Computação é a escolha para quem quer ser engenheiro de Inteligência Artificial 

Um engenheiro de Inteligência Artificial (IA) projeta, desenvolve e implementa sistemas inteligentes que simulam a capacidade humana de raciocinar, aprender e tomar decisões. Com as ferramentas de IA se tornando cada vez mais comuns em empresas de diferentes setores para automatizar processos e garantir agilidade e precisão, o investimento nessa carreira acaba sendo uma boa opção para o futuro.  

O curso de Ciência da Computação é a escolha certa para quem quer desenvolver o conhecimento em tecnologias disruptivas.  

4. Especialistas em segurança cibernética são profissionais cada vez mais necessários 

Se existe cada vez mais espaço de atuação para um cientista de dados, também há necessidade de se investir em segurança para eles. É aí que o especialista em segurança cibernética entra: ele protege sistemas, redes e dados contra ataques diversos, garantindo a confidencialidade, integridade e disponibilidade das informações. 

Para essa carreira, uma graduação e/ou pós-graduação em Sistemas da Informação são a melhor escolha. Os cursos ajudam a desenvolver habilidades em programação, algoritmos, redes e sistemas operacionais fundamentais para a segurança cibernética.   

5. A Gestão da Tecnologia da Informação é essencial nas empresas 

Com o aumento de carreiras e recursos em tecnologia, torna-se necessário haver um profissional responsável pela conexão entre eles. O gestor de TI planeja, organiza e dirige os recursos tecnológicos de uma empresa, garantindo que eles funcionem de forma eficiente e segura para atender às necessidades do negócio. Ele atua na implementação de medidas em diferentes áreas, que vão desde segurança e políticas à conformidade regulatória. Também está no escopo do gestor de TI a identificação e implementação de novas tecnologias que podem melhorar os processos das empresas.  

Neste caso, o curso escolhido deve ser o de Gestão da Tecnologia da Informação, que aprofunda o conhecimento do aluno nessas tecnologias, em comunicação, práticas de gestão, metodologias ágeis e gestão de riscos.   

A UNIP conta com esses e outros cursos universitários de TI em seu catálogo 

Ainda quer investir em uma carreira em tecnologia, mas não encontrou o curso ideal? Dê uma olhada nas opções do catálogo da UNIP. Entre os mais de 200 cursos disponíveis, algum certamente irá atender às suas expectativas! 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.