Google encerra testes que mostrava comentários nos resultados de busca

1 min de leitura
Imagem de: Google encerra testes que mostrava comentários nos resultados de busca
Imagem: Google

A Google descontinuou um recurso que estava em caráter experimental no buscador da plataforma. A função é o Notes, uma espécie de caixa de comentários nos resultados de pesquisas.

A partir dele, usuários podiam deixar comentários em sites exibidos nos resultados de buscas no site ou aplicativo do Google. Além disso, era possível ler o que outras pessoas escreveram sobre as páginas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Na prática, a ideia era que a comunidade compartilhasse não só a opinião sobre os temas do sites. O ambiente também servia para comentar a qualidade da página em si, inclusive com complementos ou correções — como as Notas da comunidade do X, o antigo Twitter.

Google considera experimento positivo

O Notes foi lançado em novembro de 2023 pelo Google Search Labs e era opcional para usuários voluntários. Ele ficará disponível apenas até o final de julho e, até o mês seguinte, será possível fazer o download dos dados gerados pela sua experiência na plataforma usando o serviço Google Takeout.

No comunicado sobre o fim da ferramenta, a empresa comentou que vai testar "novas formas de conectar pessoas com vozes autênticas e próximas" e "está ansiosa para levar alguns dos aprendizados do Notes em experiências futuras" de outros produtos.

"Nós vimos em nossa pesquisa que as pessoas querem ouvir de outras assim com elas e o Notes foi uma exploração de como ajudar pessoas a compartilharem o seu conhecimento direto na Busca", diz uma porta-voz da empresa em comunicado enviado ao The Verge.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.