O Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) será realizado no dia 18 de agosto em todo o Brasil, conforme anunciou o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) nesta quinta-feira (23). O cronograma completo do certame estará disponível em breve.
Inicialmente marcado para o dia 5 de maio, o “Enem dos Concursos” foi adiado pelo governo federal por conta da situação de calamidade pública no Rio Grande do Sul. Quase 95% dos municípios do estado foram afetados pelas fortes chuvas, que já causaram 163 mortes até o momento.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
As provas do concurso nacional serão aplicadas em todos os estados e no Distrito Federal.Fonte: Getty Images/Reprodução
De acordo com o MGI, os mais de 18,7 mil malotes com as provas foram recolhidos e estão armazenados em local seguro. Membros da rede de segurança, formada por agentes da Força Nacional, Polícia Federal e Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), entre outras entidades, checaram cada um deles e não identificaram nenhuma violação.
Mais de 2,1 milhões de pessoas se inscreveram para o concurso unificado e o cadastro continua valendo normalmente para a nova data. Os participantes vão concorrer a 6.640 vagas em 21 órgãos da administração pública federal, que oferecem salários iniciais de até R$ 22,9 mil.
Locais de provas
Com a nova data do concurso unificado confirmada, o MGI agora precisa verificar se os locais de aplicação agendados no cronograma original estarão disponíveis em agosto. Segundo o órgão, a prioridade será manter os endereços definidos anteriormente.
Em relação à aplicação da prova nas cidades do Rio Grande do Sul, o ministério afirma que haverá um diálogo especial com as autoridades locais. O objetivo é garantir o acesso de todos os candidatos inscritos no estado.
O cartão de inscrição do concurso unificado estará disponível a partir do dia 7 de agosto, quando será possível verificar se o local de prova continua mantido ou foi modificado. É necessário fazer login pelo portal Gov.br para acessar o documento na “Área do Candidato”, no mesmo site onde foi feita a inscrição.