A plataforma de comércio eletrônico Temu já tem autorização para começar a vender no Brasil, como revelou o Valor Econômico na segunda-feira (20). A varejista chinesa agora faz parte das marcas certificadas pelo programa Remessa Conforme do governo federal.
Registrada sob o nome “Elementary Innovation Pte”, a empresa foi incluída na lista divulgada ontem no Diário Oficial da União. Com isso, o marketplace poderá oferecer a isenção do Imposto de Importação nas compras de até US$ 50, cerca de R$ 255 pela cotação atual, mas com a cobrança de ICMS de 17% sobre o valor da transação.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
- Leia também: Novas regras podem taxar compras internacionais em 92%: 'maior imposto do mundo', diz AliExpress
Roupas, enfeites, brinquedos e celulares são alguns dos produtos vendidos no marketplace chinês.Fonte: Getty Images/Reprodução
O próximo passo para que a Temu inicie as vendas no Brasil é a adaptação de seus sistemas de tecnologia à iniciativa do governo, o que iniciou recentemente, segundo a publicação. Ela também precisa definir a operação logística, tendo contratado a J&T Express como uma de suas transportadoras.
Rival de gigantes do e-commerce como AliExpress, Shopee e Shein, entre outras, a companhia pertencente ao grupo Pinduoduo informou, em seu site oficial, que estará disponível no mercado nacional “em breve”. No entanto, não divulgou uma data mais exata para o início das operações.
App de compras mais baixado do mundo
Fundada em 2022, a Temu é conhecida por vender de tudo a preços acessíveis. Roupas, calçados, artigos esportivos, eletrodomésticos, eletrônicos, ferramentas, produtos para pets, itens para cozinha, brinquedos, livros, material escolar e de escritório são algumas das categorias cadastradas.
Em alta, a plataforma tem o aplicativo de compras mais baixado do mundo em 2024, de acordo com levantamento do site App Magic, superando concorrentes de peso. No ranking geral, ela perde somente para o TikTok, Instagram, Facebook e WhatsApp.
Mesmo sem disponibilizar vendas no Brasil, por enquanto, o app também conta com um número considerável de downloads por aqui, ficando à frente de varejistas conhecidas. O e-commerce chinês já está presente em outros países da América Latina, incluindo Uruguai, Chile, Colômbia, Peru, República Dominicana e México.
Categorias