O iPad Pro pode ser o primeiro dispositivo da Apple a contar com o processador Apple M4, apontou o analista da Bloomberg, Mark Gurman. Na edição mais recente da newsletter Power On, o jornalista afirma que o tablet da empresa marcará a estreia do novo chipset, agora construído com foco em aceleração de inteligência artificial (IA).
"Ouvi dizer que há uma grande possibilidade de que o chip do novo iPad Pro seja o M4, não o M3", pontuou no artigo. "Melhor ainda, acredito que a Apple posicionará o tablet como seu primeiro dispositivo verdadeiramente alimentado por IA — e que a partir de então divulgará cada novo produto como um dispositivo de IA", complementou.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
O novo iPad Pro pode ser o primeiro tablet da Apple a contar com o Apple M4.Fonte: GettyImages
A estreia do iPad Pro, portanto, marcaria uma virada de página importante para a Apple, sendo ele o primeiro dispositivo da empresa com claro foco em inteligência artificial. "É claro que tudo isso é uma resposta à febre da IA que varreu a indústria de tecnologia nos últimos dois anos", disse Gurman.
Se o processador Apple M4 for realmente focado em IA, a apresentação logo antes da WWDC 2024 faria bastante sentido. A conferência de junho é voltada para inovações relacionadas ao ecossistema de software e serviços da empresa, geralmente apresentando recursos de sistemas operacionais e novidades embutidas em aplicativos.
Portanto, o evento seria uma oportunidade interessante não só de demonstrar as ferramentas alimentadas com inteligência artificial nativas do ecossistema, como também mostrar o hardware feito sob medida para encarar as adições.
Preparando terreno para os iPhones
Naturalmente, se o iPad Pro for apresentado com hardware imerso em IA, o mesmo pode ser esperado para o iPhone 16. O Apple M4 deve servir para preparar o terreno para o chipset A18, previsto para equipar os novos celulares da empresa.
Obviamente, os avanços do novo hardware não são exclusivamente voltadas para IA, conforme ressaltou Gurman — o enfoque é, na verdade, uma estratégia de marketing. Os chips inéditos também devem contar com melhorias de desempenho e otimizações energéticas importantes.
Felizmente, o mistério não deve durar muito tempo: a Apple anunciou um evento de apresentação para maio e a WWDC 2024 já tem data para acontecer.
Fontes
Categorias