O Google I/O – o grande evento de programadores do Google – realiza sua edição de 2024 no dia 14 de maio e promete anunciar muitas novidades que vão mexer no mundo da tecnologia. A conferência, que se inicia às 14h (horário de Brasília), será capitaneada pelo CEO do Google, Sundar Pichai, e vai ser transmitido ao vivo pela internet para o mundo todo.
Não há total certeza sobre o que será revelado no dia do evento, que acontece no Shoreline Amphitheatre em Mountain View, Califórnia, nos Estados Unidos. Mas há muitos rumores circulando sobre o que pode vir por aí. Confira a seguir quais são as expectativas até o momento para a edição 2024 da conferência Google I/O.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Google I/O 2024: o que pode vir por aí?
(Fonte: Google/Reprodução)Fonte: Google/ Reprodução
Os entusiastas do Google e das tecnologias em geral estão certamente de olho sobre as novidades que podem ser trazidas ao público durante a conferência, que podem mexer em peças importantes dentro do ambiente tech. Vejamos quais são as principais apostas feitas para o Google I/O – embora sejam, até o momento, apenas as especulações que circulam. Mas já dá para para a gente começar a torcer.
Android 15
(Fonte: Google/Reprodução)Fonte: Google/ Reprodução
O Android é o sistema operacional do Google, então é quase certo que o Google I/O deve trazer anúncios sobre a próxima versão do seu software para dispositivos móveis. O Android 15 está atualmente disponível em versão beta, com novos recursos e melhorias focados em questões de privacidade, produtividade e segurança.
Dentre os anúncios oficiais esperados para o Android 15, estão uma melhor qualidade na câmera, maior uso de inteligência artificial e melhor aproveitamento de GPUS. Outro recurso interessante esperado é o da funcionalidade Espaço Privado, que vai possibilitar que o usuário oculte determinados aplicativos, arquivos ou pastas em seu telefone, bem como as suas notificações, trazendo mais privacidade ao ser usado em ambientes públicos.
Ainda assim, com base no cronograma da empresa, que é bastante vago, imagina-se que a nova versão do software só deva ser lançada a partir de outubro de 2024, ao lado dos telefones da linha Pixel.
Inteligência artificial
No Google I/O de 2023, falou-se muito de inteligência artificial. A expectativa é que isso se repita em 2024, à medida que a empresa segue se desenvolvendo em prol do avanço da IA. Podemos ter então novidades no Gemini, que é o concorrente do ChatGPT do Google.
Há rumores, inclusive, de que a Apple pode vir a equipar seus próximos IPhones com Gemini. Contudo, o mais provável é que isso não seja divulgado na Google I/O, e sim na conferência da Apple em junho.
Gemini
(Fonte: GettyImages/Reprodução)Fonte: GettyImages/ Reprodução
Falando em Gemini (que é a nova versão do antigo Bard da Google), a expectativa é que o aplicativo tenha uma participação mais forte dentro do sistema Google. Dentre as especulações, estão da melhoria de alguns recursos da IA, como no método Circle to Search (que é uma maneira de fazer pesquisa nos telefones Android sem tocar no aplicativo), tornando o celular mais fácil e prático de ser manejado.
Pixel 8a
(Fonte: Google/Reprodução)Fonte: Google/ Reprodução
O Pixel 8a é o novo modelo de celular da Google, ainda sem previsão de chegada no Brasil. Ainda não se sabe o que irá ser anunciado referente a ele na Google I/O, mas um vídeo promocional vazado em abril trouxe algumas pistas.
Entre elas, está a funcionalidade “Melhor tomada”, que promete melhorar as fotos de grupo, escolhendo o melhor rosto das pessoas nas imagens e eliminando expressões estranhas. O Circle to Search também deve estar presente no Pixel 8a, possibilitando a pesquisa por meio de círculos feitos com a mão.
O video promocional também mostra o “Live Translate”, uma ferramenta que traduz chamadas de voz com mais qualidade em tempo real. Já a câmera pode receber o “Audio Magic Eraser”, que deve remover qualquer ruído de fundo desnecessário dos vídeos.
Por fim, especula-se que o Pixel 8a deve custar 18% a mais que o aparelho antecessor, e deve vir nas cores pretas e azul.
Pixel Fold
(Fonte: Google/Reprodução)Fonte: Google/ Reprodução
Ainda não há certeza se o Google deve anunciar no Google I/O uma segunda geração do Pixel Fold, embora haja rumores de que isso deva acontecer ainda esse ano. O que tem sido falado é que talvez o produto seja incluído na linha principal e chamado de Pixel 9 Pro Fold, ao invés de apenas Pixel Fold 2.
Como assistir à conferência Google I/O?
Assim como ocorreu em 2023, dá para assistir à sessões principais do Google I/O 2024 ao vivo, no canal do Google no YouTube, ou no site oficial do Google I/O. Caso você perca a transmissão, vai poder conferir depois em vários vídeos que devem circular na internet.
Fontes