Por Thiago Muniz
Por muitos anos, a capacidade de amplificar e automatizar tarefas impressionou profissionais de marketing e vendas. O sedutor mundo em que se programam afazeres repetitivos foi agora substituído pelo encantador universo das inteligências artificiais.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Indo além do foguetório, entre o simples e complexo, existem diversas ferramentas que podem ajudar marqueteiros a melhorar a sua produtividade. Mas antes disso, vamos pensar, quais são os principais desafios que as áreas de marketing possuem e como a IA poderia ajudar a romper essas barreiras?
A primeira delas é a gestão de projetos. Nem toda equipe de marketing pode ter um gestor de projetos dedicado a controlar prazos, tarefas e organizar a rotina de toda a equipe. Em muitas empresas o analista ou gestor de marketing precisa ser inclusive seu próprio gestor de projetos prevendo: tarefas, riscos dos projetos, cronograma, pendências, atrasos, desafios.
Pensando nisso, a primeira dica aqui é justamente para focar mais no lado criativo durante as reuniões e deixar a tecnologia ajudar: diversas ferramentas de IA ajudam a transcrever reuniões como o tldv.io ou tactiq. Você tem a transcrição da reunião enquanto tem a tranquilidade de focar nas reuniões. Além de anotar, a maioria das ferramentas ainda gera insights com os principais pontos da reunião, sentimentos e até mesmo percentuais de quem mais falou durante a pauta.
Foto: GettyImages
Outra coisa que consome muito tempo é produzir conteúdo – e já falamos por aqui o quanto é importante ter ferramentas úteis para produzir conteúdo com ajuda da IA sem deixar de lado o toque humano.
Ferramentas como o transcription.io ajudam a transcrever materiais ricos criados pela empresa. Por exemplo, em vez de pedir para a IA gerar um conteúdo com base em um tema e usar sua biblioteca de recursos, você pode pegar um Webinar ou um vídeo do seu segmento e com a ajuda da IA só sintetizar ou transformar em um novo conteúdo.
Você ganha tempo e não fica no "copia e cola" de enviar prompts e pedir para a IA gerar um conteúdo. Produtividade e originalidade.
Integrar marketing e vendas é um dos desafios mais antigos do mercado e mais desafiadores. Não conseguimos controlar o outro; são diversos os motivos para fazer com que marketing olhe para uma métrica e vendas olhe para outras.
Aqui, a dica é automatizar e criar alertas usando ferramentas de gestão de projetos atrelados a processos. Por exemplo, um fluxo de trabalho pode ser criado em ferramentas como o Monday.com e quando uma tarefa de marketing é concluída a equipe de vendas pode automaticamente receber uma notificação sobre aquela tarefa ou sobre uma próxima etapa.
Assim, mesmo equipes com comunicação mais "truncada" conseguem se concentrar em suas estratégias sem deixar de lado a integração.
Ferramentas de IA podem ajudar (e muito) a rotina dos profissionais de marketing!
Falando em unir marketing e vendas, uma das tarefas mais importantes é a conferência e integração entre dados coletados entre as áreas. Por exemplo, quantos leads o marketing gerou e quantos leads foram recebidos por vendas? Além de uma comunicação síncrona como uma videoconferência, é importante gerar dados e tomada de decisão a partir destes insights.
Ferramentas de CRM, em geral, possuem plugins ou extensões como o LeadChain da Zoho CRM, em que é possível enviar informações dos seus anúncios online no Meta (plataforma de anúncios que veicula no Facebook e Instagram publicidade) diretamente para o seu CRM em tempo real.
Ao mesmo tempo, a qualidade dos leads ou contatos recebidos na ferramenta também pode ser enriquecida em tempo real, pois, caso haja interações por parte dos vendedores, essa informação é enviada de volta ao Meta. Consequentemente, a plataforma aprende e procura usuários ainda mais relevantes similares aos prospects ou clientes que já interagiram com a sua marca.
Além disso, ser criativo com ajuda da IA para criar imagens, vídeos e até mesmo sons fica ainda mais fácil transformando texto em vídeo, som e imagem com Runway. Para você ter uma ideia, recentemente uma turnê da Madonna usou imagens geradas com a plataforma que você pode acessar em módulos gratuitos ou por algumas dezenas de dólares.
A Inteligência Artificial pode ser uma ferramenta facilitadora de ações práticas no dia a dia de profissionais desse segmento.
****
CEO da Receita Previsível no Brasil, o publicitário Thiago Muniz é pós-graduado em Gestão de Negócios e Inteligência Competitiva pela ESPM. Acumula 14 anos de carreira no mercado digital, especializado em vendas, marketing e tecnologia. Há cerca de 10 anos ministra aulas de MBA e graduação em alguns dos centros de ensinos mais renomados do país como: Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG). Possui experiência na Espanha, na IEBS School (Escola de Negócios da Inovação e dos Empreendedores, em português).
Categorias