Explorando o mundo dos dados: uma metáfora culinária

2 min de leitura
Imagem de: Explorando o mundo dos dados: uma metáfora culinária
Imagem: Getty Images
Avatar do autor

Equipe TecMundo

Por Rafael de Albuquerque

Um desafio comum para muitos negócios é saber conduzi-los, na prática, com estratégia e inteligência. Os dados, por outro lado, trazem um ingrediente importante para as estratégias empresariais de sucesso: a tomada de decisões baseadas em evidências!

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim como um habilidoso chef de cozinha seleciona os melhores ingredientes para uma receita de sucesso, empreendedores e líderes precisam dominar a arte de qualificar dados e testar possibilidades para alcançar resultados diferenciados.

Usando a culinária na análise de dados

Ingredientes de qualidade

Da mesma forma que um chef inspeciona cuidadosamente cada produto antes de utilizá-lo, devemos garantir a integridade e a confiabilidade de nossas fontes de dados. Por isso, tenha cuidado com os opt-ins e mantenha o consentimento de dados sempre atualizados.

Higienização de alimentos

O processo de assepsia e higienização de alimentos é um passo obrigatório antes do preparo de qualquer receita. Da mesma forma, os dados frequentemente necessitam de limpeza e transformação para remover inconsistências e garantir que estejam em um formato adequado para análise. Isso pode envolver a remoção de duplicatas, a correção de erros e a padronização de formatos.

big dataAssim como uma receita gastronômica, os dados precisam ser testados e refinados. Fonte: Getty Images

Experimentando Novos Sabores

Assim como um chef experimenta diferentes combinações de ingredientes para criar sabores e explorar possibilidades, nós também podemos explorar a variedade de técnicas e ferramentas disponíveis no campo de dados para o tratamento de informações. Isso pode incluir a aplicação de modelos estatísticos avançados, algoritmos de aprendizado de máquina e técnicas de visualização de dados para descobrir padrões e insights ocultos.

Testando o Sabor, avaliando resultados

Como um chef prova, cuidadosamente, a sua comida para garantir que, de fato, esteja perfeita, o campo de testes é um dos campos mais explorados em Big Data e Inteligência de Dados, nós devemos testar, constantemente, nossas análises para validar sua precisão e relevância. Isso pode envolver a realização de testes estatísticos, validação cruzada e análises de sensibilidade para garantir que nossas conclusões sejam robustas e confiáveis.

Aperfeiçoando o prato, refinamento e ajustes

Uma vez o prato pronto, anota-se quais são os possíveis temperos e ingredientes que devem ser ajustados na próxima vez que o chef iniciar o preparo desta mesma receita. É o momento de melhorá-la e, até que atinja a perfeição, é preciso testar, testar e testar novas possibilidades.

O mesmo ocorre no processo dos dados, nós devemos refinar nossas análises com base nos resultados dos testes. Isso pode envolver o ajuste de parâmetros de modelos, a inclusão de novas variáveis e a revisão da metodologia de análise com base no feedback obtido.

Lembre-se: é esperado falhar, permita-se.

A arte de qualificar dados e testar possibilidades compartilha muitos paralelos com a prática gastronômica. Assim, como um chef dedica horas na perfeição das suas receitas, profissionais de dados são capazes de transformar dados brutos em insights capazes de descobrir novas maneiras de entender e interpretar o mundo ao nosso redor.

***
Rafael de Albuquerque é fundador e CEO da Zoox Smart Data, empresa de Data & Analytics presente em 22 países, e em mais de 1.600 clientes. Com passagem pela Babson College Entrepreneur School e pela ATDC Georgia Tech, atualmente é membro do ScaleUp Endeavor, programa de aceleração das empresas que mais crescem no Brasil.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.