Não há previsão para a normalização da rede elétrica no centro de São Paulo, informou a concessionária de distribuição de energia, Enel, nesta quinta-feira (21). A região sofre com falta de luz desde segunda-feira (18).
A informação foi divulgada pelo diretor de manutenção da Enel, Darcio Dias, ao jornal Folha de São Paulo. Segundo o executivo, a maioria das residências que ficaram no escuro já tiveram energia restabelecida, mas a rede elétrica não foi recuperada em algumas localidades.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Vários bairros do centro de São Paulo sofrem com falta de luz desde segunda-feira.Fonte: GettyImages
Os problemas começaram na manhã de segunda-feira (18), quando os bairros Bela Vista, Higienópolis, Cerqueira César, Santa Cecília e Vila Buarque sofreram com um apagão. Para alguns endereços, a falta de energia perdurou até a manhã de quinta-feira (21).
Além de residências e estabelecimentos comerciais, a falta de energia também interferiu no Hospital Santa Casa, que optou por remarcar procedimentos e exames, destinando seus geradores apenas para áreas de internação e emergências. O trânsito também foi impactado, devido à falta de semáforos.
Novos apagões na quinta-feira (21)
Na tarde de quinta-feira, a equipe de manutenção da Enel precisou fazer um desligamento de urgência na rede elétrica do centro de SP, pegando os cidadãos da região de surpresa. Durante a noite do mesmo dia, a região voltou a ficar no escuro — especificamente, as ruas de Santa Cecília e da República.
"Estamos trabalhando para voltar à composição da rede original", pontuou Dias. "É uma rede que está sendo estabilizada. A gente está avançando com os reparos, com as equipes, com os geradores e monitorando, mas não podemos precisar quando [a rede vai funcionar normalmente", disse Darcio Dias à Folha de São Paulo.
Qual a causa do apagão?
De acordo com a Enel, a rede elétrica do centro é reforçada com quatro "alimentadores elétricos" para transmissão de energia, importantes para garantir distribuição de energia mesmo com a falha de um deles. Porém, na segunda-feira, uma escavação atingiu cabos da rede subterrânea, causando a falta de luz na região.
A concessionária aponta que o problema foi causado pela Sabesp, empresa estatal paulista de saneamento. Contudo, a companhia afirma que não flagrou nenhuma irregularidade na sua obra que teria danificado a estrutura da Enel.
A estrutura da rede do centro já recebeu vários reparos, mas nem todos os equipamentos funcionam como deveriam — e isso justifica a falta de energia em alguns endereços. Moradores da área relatam que, mesmo com energia, há problemas em equipamentos, incluindo elevadores e tomadas.