A Microsoft anunciou nesta terça-feira (19) a contratação de um executivo para o cargo de CEO da divisão de inteligência artificial (IA) da empresa. O escolhido é Mustafa Suleyman, um veterano no setor.
Suleyman é um dos cofundadores da DeepMind, o laboratório que desde 2010 realiza pesquisas pioneiras com IA e aprendizado de máquina. A startup foi adquirida pela Google em 2014 e virou notícia várias vezes ao longo dos anos.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
Foi a DeepMind, por exemplo, a responsável por criar uma IA campeã de xadrez e do tradicional jogo chinês Go, derrotando até mesmo grandes campeões desses desafios de tabuleiro. Projetos envolvendo a área da saúde também nasceram sob a supervisão do executivo.
I’m excited to announce that today I’m joining @Microsoft as CEO of Microsoft AI. I’ll be leading all consumer AI products and research, including Copilot, Bing and Edge. My friend and longtime collaborator Karén Simonyan will be Chief Scientist, and several of our amazing…
— Mustafa Suleyman (@mustafasuleyman) March 19, 2024
Atualmente, ele estava no cargo de gerente executivo de outra empresa da área, a Inflection. A companhia criou um chatbot conhecido como Pi e era uma das grandes apostas de Bill Gates para o futuro do campo.
Apesar de bastante respeitado na área, Suleyman deixou a DeepMind de forma turbulenta: em 2019, ele foi dispensado temporariamente após reclamações da equipe sobre o seu comportamento.
Microsoft segue apostando alto em IA
Junto de Suleyman, outros funcionários da Inflection também foram contratados pela Microsoft. A aquisição mais importante do grupo é Karén Simonyan, que agora será chefe dos cientistas do grupo de IA para consumidores.
O novo CEO da Microsoft IA vai supervisionar todos os projetos atuais da companhia na área, incluindo os produtos incorporados ao buscador Bing e ao navegador Edge.
Os chatbots da OpenAI, Inflection e Microsoft.Fonte: GettyImages
O Copilot, que é o chatbot da Microsoft, atualmente usa o modelo de linguagem GTP-4 Turbo da OpenAI — que é uma das grandes parceiras e recebeu investimento da gigante. A plataforma já tem versões tanto embutidas no Windows quando para navegador e dispositivos móveis.
"Temos uma oportunidade verdadeira de construir tecnologias que antes eram consideradas impossíveis e que estão à altura da nossa missão de garantir que os benefícios da IA cheguem a todas as pessoas e organizações do planeta, de forma segura e responsável. Estou ansioso para fazer isso com vocês", diz o CEO da Microsoft, Satya Nadella, no comunicado da contratação.
Categorias