Dezenas de clientes do Will Bank, um banco digital lançado em 2020, estão reclamando que não conseguem acessar as próprias contas. Ao tentar logar no aplicativo, o software mostra uma mensagem de “a sua conta foi cancelada”.
Os relatos estão espalhados pelas redes sociais. No X (antigo Twitter), usuários do serviço falaram sobre a impossibilidade de realizar pagamento de contas e transferências via Pix, por exemplo.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
“Tentei emitir o boleto para pagar meu cartão Will Bank, mas não consegui, deu uma mensagem inesperada de cancelamento (que não solicitei). Sendo que meu vencimento é hoje. Mandei e-mail, mas orientam entrar no app, que eu não consigo mais. E agora??”, escreveu uma cliente.
@eusouwillbank
— ??? ????s?? (@arialsick) March 16, 2024
Como isso pode acontecer????
Preciso de uma resposta o quanto antes! pic.twitter.com/ImngB1aUEQ
Tentei emitir o boleto pra pagar meu cartão @eusouwillbank mas não consegui, deu uma mensagem inesperada de cancelamento (que não solicitei). Sendo que meu vencimento é hoje. Mandei e-mail mas orientam entrar no app, que eu não consigo mais. E agora?? pic.twitter.com/XBnoNXOvJC
— ANA FLÁVIA MEDEIROS (@tiafaiva) March 15, 2024
“Como isso pode acontecer? Preciso de uma resposta o quanto antes!”, questionou outra pessoa com uma captura de tela mostrando a mensagem de conta cancelada.
No site Reclame Aqui, os relatos sobre o problema se multiplicam. Datados dos últimos dias, a reportagem contou pelo menos 20 reclamações sobre o mesmo assunto. Até o fechamento deste texto, nenhuma das reclamações havia sido respondida pela empresa.
App vários dias fora do ar
Em entrevista ao TecMundo, o representante comercial Eduardo Medeiros conta que foi um dos afetados. Ele afirma que tentou resolver no chat do app, mas foi informado que há uma migração de dados dos clientes que eram do antigo Meu Pag!.
O Meu pag! era um serviço digital que existia antes do Will Bank e que mudou de nome para virar o Will Bank. No site oficial, a fintech afirma que os clientes só precisam atualizar o aplicativo para verificar a unificação das marcas.
Medeiros afirma que era cliente desde o Meu pag! e que escolheu o banco digital pela praticidade. “Eles trazem agilidade no atendimento, já que não tem a necessidade de estar fisicamente em um local para resolver as demandas do dia a dia”, diz.
Só que apesar de gostar da facilidade com bancos digitais, ele afirma que está sem acesso a sua conta do Will Bank desde a última sexta-feira (15).
“O pior que a gente fica sem acesso às faturas futuras. No meu caso tudo bem, pois as minhas estão todas em dia. Mas você vê casos de gente que está com as faturas em atraso por causa desse bloqueio”, conta.
O representante comercial ainda disse que não recebeu nenhuma previsão de quando o serviço voltará ao normal.
Outro lado
O TecMundo entrou em contato com o Will Bank. Por nota, a empresa reconheceu o problema, que chamou de "intermitência pontual que atingiu, na última semana, um grupo específico de clientes que estão passando pelo processo de migração gradual realizado pelo banco digital".
"O episódio foi resolvido e o acesso às contas, normalizado. Este movimento tem como objetivo oferecer uma experiência mais fluida e completa para os clientes do will Bank, incluindo uma oferta maior de produtos", diz trecho do comunicado.
O banco digital acrescentou ainda que não aborda clientes nas redes sociais "em função do processo de migração".
Ver essa foto no Instagram
Em suas redes sociais, o perfil do Will Bank tem respondido que as contas não foram canceladas. “Sua conta está passando por uma atualização, peço que aguarde um pouquinho e assim que a atualização for finalizada você irá conseguir acessar novamente”, informou a página oficial da empresa.
*Matéria atualizada em 18/03/2024, às 17:53, com a nota do Will Bank.