O Serviço de Proteção ao Consumidor de São Paulo (Procon-SP) divulgou a lista com as empresas que mais foram alvo de reclamações ao longo de 2023. O ranking é uma forma de apontar não só quais companhias precisam melhorar em atendimento, mas também mostrar que o público está cada vez mais atento e exigente com esses serviços.
Ao todo, foram 769.556 atendimentos registrados pelo site. Uma reclamação só é validada quando "reúne legitimidade das partes, existência de relação de consumo e narrativa do consumidor contendo elementos de verossimilhança". Ou seja, se existe fundamento no caso e o processo foi levado adiante.
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Ao longo do ano, o Procon-SP ajudou na mediação de pouco mais de 207 mil queixas, sem a garantia de que o consumidor acabou atendido. Segundo o órgão, o índice de solução de problemas é considerado baixo — as duas primeiras colocadas do ranking não resolveram mais de 90% das queixas.
O top 10 das empresas com mais reclamações
A lista do Procon-SP com empresas que mais registraram reclamações em 2023 é encabeçada por duas empresas do setor de turismo. Ambas atuam de forma muito parecida, com datas de agendamento flexível para conseguir passagens aéreas e hospedagem pelo menor preço.
Porém, tanto a Hurb quanto a 123 Milhas tiveram problemas graves de funcionamento ao longo de 2023. Elas seguem com atuação limitada neste ano e devem ter as atividades investigadas
Hurb foi o campeão de reclamações e solicitações não atendidas.Fonte: Hurb
A Enel, companhia responsável pelo fornecimento de energia elétrica de São Paulo, ficou em terceiro lugar por quedas constantes e a demora no restabelecimento do serviço em algumas regiões da cidade.
Confira abaixo o ranking:
- Hurb Technologies S/A — 11.631 reclamações
- Grupo 123 Milhas — 8.186 reclamações
- Enel — 5.800 reclamações
- Itau Unibanco — 4.906 reclamações
- Bradesco — 4.815 reclamações
- Ikeg — 4.472 reclamações
- Shopee — 4.391 reclamações
- Samsung — 4.316 reclamações
- América Móvil (Claro, Net, Embratel, Nextel) — 4.006 reclamações
- Mercado Livre — 3.708 reclamações
A própria Enel, antes da privatização conhecida como Eletropaulo, foi a primeira colocada da lista do Procon-SP em 2020 e 2021. No ano passado, a recordista de reclamações foi a plataforma de compras coletivas Faci.ly.
Completam a lista duas instituições bancárias, duas plataformas de compras online, uma operadora do setor de telecomunicações, uma fabricante de eletrônicos e uma marca de copos térmicos.
O relatório completo do Procon-SP pode ser conferido por meio deste link.
Outro lado
Em contato com o TecMundo, a 123Milhas se posicionou sobre o fato de ter sido a segunda empresa com mais reclamações no Procon-SP no ano passado.
“A 123milhas informa que em 2023 entrou em Recuperação Judicial e que todos os débitos com seus credores serão honrados a partir de um plano a ser apresentado na Justiça”, pontuou a companhia.
*Matéria atualizada em 15/03/2024, às 14h, com o posicionamento da 123Milhas.
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