A Apple mudou de ideia e restabeleceu a conta de desenvolvedor da Epic Games nesta sexta-feira (8), dois dias após banir o perfil da produtora de jogos no iOS. A informação foi confirmada pela própria empresa em uma atualização divulgada no seu site.
De acordo com o estúdio responsável pelo Fortnite, a reviravolta aconteceu após a Apple ter sido questionada pelas autoridades regulatórias europeias. “Isto envia um forte sinal aos desenvolvedores de que a Comissão Europeia agirá rapidamente para fazer cumprir a Lei dos Mercados Digitais (DMA) e responsabilizar os controladores de acesso”, escreveu a companhia.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
The DMA went through its first major challenge with Apple banning Epic Games Sweden from competing with the App Store, and the DMA just had its first major victory. Following a swift inquiry by the European Commission, Apple notified the Commission and Epic that it would relent…
— Tim Sweeney (@TimSweeneyEpic) March 8, 2024
Um dia após o cancelamento da conta da Epic no Apple Developer Program, os reguladores da União Europeia anunciaram que iriam investigar a situação e solicitaram esclarecimentos sobre o banimento à fabricante do iPhone. A intervenção do órgão foi comemorada pelo CEO da Epic Games, Tim Sweeney.
Conforme o executivo, esta foi a primeira grande vitória da DMA, referindo-se à nova legislação europeia, que acaba de entrar em vigor. “Uma grande vitória para o Estado de direito europeu, para a Comissão Europeia e para a liberdade de expressão dos produtores em todo o mundo”, celebrou Sweeney, utilizando seu perfil no X/Twitter.
Fortnite de volta ao iOS?
Os primeiros capítulos da batalha entre a Apple e a Epic Games aconteceram em 2020, quando a produtora tentou escapar da taxa de 30% cobrada pela Maçã nas transações dentro da App Store ao introduzir seu próprio sistema de pagamentos. Em resposta, a gigante da tecnologia decidiu remover o Fortnite do iOS, deixando os fãs do jogo sem acesso no iPhone e no iPad.
Desde então, as duas empresas têm travado grandes disputas nos tribunais, com vitórias para ambos os lados em diferentes tipos de processos. A relação entre elas fora do ambiente jurídico também tem sido marcada por um clima nada amistoso, com muitas farpas trocadas ao longo dos anos.
Mas a partir do restabelecimento da conta de desenvolvedor da editora, o retorno da Epic à loja de apps do iOS não deve demorar a acontecer, podendo resultar também na volta do famoso jogo aos dispositivos da Apple, pelo menos na Europa.
Fontes
Categorias