A notícia do cancelamento do projeto da Apple de lançar um carro elétrico pegou muita gente de surpresa no final de fevereiro de 2024. Entretanto, de acordo com relatos internos, o projeto nunca pareceu realmente próximo de se concretizar e a decisão de descontinuá-lo parecia a mais sensata.
Segundo o jornalista Mark Gurman, que mantém uma newsletter na Bloomberg sobre a Apple, o desenvolvimento do automóvel esbarrou em problemas técnicos e corporativos ao longo dos 10 anos em que esteve em discussão.
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Além disso, a verba gasta na divisão é alta até para os padrões da Apple. De acordo com a reportagem, a companhia direcionou US$ 1 bilhão por ano ao setor, o que significa que aproximadamente US$ 10 bilhões foram investidos sem retorno.
Cinco protótipos e vários problemas técnicos
Um dos protótipos mais avançados do carro da Apple, de acordo com Gurman, era uma minivan na cor branca mostrada aos executivos em 2020. Ela tinha portas deslizáveis para o lado e um teto de vidro.
Por dentro, o veículo teria um painel do tamanho de uma TV, um poderoso sistema de som e janelas que ajustavam o próprio nível de opacidade de acordo com a luminosidade ambiente.
Nível 5 de autonomia é o que permitirá o uso de táxis sem motoristas em cidades.Fonte: GettyImages
Além disso, o automóvel teria a autonomia de Nível 5 — o mais avançado grau de piloto automático da indústria e grande sonho das montadoras. Entretanto, muitos problemas foram encontrados nos modelos e o máximo que se atingiu foi o Grau 3, que exigia ainda controle por parte do motorista.
Ao todo, o carro da Apple teve pelo menos cinco grandes designs. No último deles, o modelo não era mais sequer autônomo, mas apenas elétrico.
Apple pensou até em comprar a Tesla
Outro problema estava na equipe. Foram várias rodadas de contratação e demissão de funcionários, como engenheiros e especialistas em automóveis ou sistemas autônomos, roubando e perdendo talentos para outras montadoras.
No meio do caminho, a Apple cogitou parcerias, negociações ou até aquisições para tentar pular etapas e acelerar processos.
Ainda na fase de esboços, a Apple considerou comprar a Tesla por cerca de US$ 30 bilhões — ela hoje tem um valor de mercado vinte vezes maior atualmente, mas Tim Cook encerrou qualquer a negociação depois das primeiras conversas.
Elon Musk, CEO da Tesla.Fonte: GettyImages
Anos depois, Elon Musk foi procurado para debater a possibilidade de fornecer baterias para o carro, mas a ideia também não avançou. Até o momento, o bilionário não comentou o assunto, mas confirmou a história em uma entrevista anos atrás.
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