A Apple confirmou nesta quinta-feira (22) que a App Store vai passar a exibir anúncios personalizados para usuários no Brasil, em breve, por meio da plataforma Apple Search Ads. O serviço, disponível desde o segundo semestre de 2022 nos Estados Unidos e em mais mercados, promete impulsionar a divulgação de apps.
Com a ferramenta, desenvolvedores têm a oportunidade de promover seus aplicativos em posições-chave na loja oficial do iOS, como na aba “Hoje”, localizada abaixo do destaque principal. Barra de buscas, resultados de busca e as seções “Sugestões” e “Você também pode gostar” são outras áreas oferecidas pela gigante de Cupertino.
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A seção "Hoje" é uma das áreas em que os anúncios personalizados serão exibidos.Fonte: Apple/Divulgação
Para colocar os anúncios ainda mais em destaque, chamando a atenção do usuário, eles aparecem com fundo em cores diferentes. Isso também ajuda a diferenciar os conteúdos patrocinados, pelos quais os programadores pagam pela sua exibição, daqueles que aparecem como resultado orgânico.
Além do Brasil, o Apple Search Ads está sendo lançado em mais países da América Latina, abrindo mais oportunidades de negócios para os desenvolvedores. O recurso chegará à Bolívia, Paraguai, República Dominicana, Costa Rica, El Salvador, Panamá, Honduras e Guatemala.
Maior exposição e mais receita
De acordo com a big tech, a chegada do Apple Search Ads ao Brasil oferecerá aos desenvolvedores a chance de aumentar o seu público e otimizar os ganhos. A companhia afirma que a publicidade exibida na seção de pesquisa fornece até o dobro das impressões dos resultados orgânicos, beneficiando os pequenos programadores.
A taxa de conversão de até 60% em apps anunciados nos resultados de pesquisa é outra vantagem fornecida pela plataforma. Isso acontece por conta da segmentação de palavras-chave relevantes, principalmente, ajudando na promoção de apps e jogos disponíveis na App Store.
Apesar das vantagens anunciadas pela Apple, a plataforma tem gerado queixas de alguns desenvolvedores, como relata o 9to5Mac. Eles reclamam da necessidade de gastar com a divulgação dos anúncios para aparecem em destaque na loja do iOS e da taxa de comissão cobrada pela empresa nas compras dentro dos apps.