A gravadora Universal Music Group anunciou que vai retirar as músicas licenciadas da empresa que estão na rede social TikTok. A medida começa a valer a partir desta quinta-feira, 1º de fevereiro de 2024.
O motivo da ação é a falta de acordo entre as partes em uma negociação pelo pagamento aos artistas envolvidos. O grupo Universal pede uma maior porcentagem por canções adicionadas e reproduzidas, enquanto o TikTok alega que já paga um valor justo pela alta exposição dos conteúdos.
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Além disso, ambas discordam sobre o uso de conteúdos gerados por inteligência artificial (IA) envolvendo artistas. A Universal pedia cláusulas de proteção "contra efeitos danosos" aos artistas e mecanismos de segurança para os usuários, algo que aparentemente não vai ocorrer.
Com a ausência de um acordo pelos royalties, as músicas serão removidas do serviço. Isso significa que o público não poderá adicionar de forma legalizada os trechos de canções ou incorporar clipes em postagens da plataforma.
O que TikTok e Universal dizem sobre o caso
Em nota, o TikTok se diz "triste e desapontado" pelo fim do acordo e acusa a Universal de "colocar a própria ganância acima do interesse de artistas e compositores".
O TikTok é uma propriedade da chinesa ByteDance.Fonte: Getty Images/Reprodução
Segundo a rede social, a narrativa da gravadora é falsa e ela se recusou a ter o apoio de uma plataforma com alta visibilidade "que serve como um veículo gratuito de promoção e descoberta" para músicos em ascensão.
"O TikTok conseguiu fechar acordos que colocam o artista em primeiro lugar com todas as outras gravadoras e distribuidoras. As ações egoístas da Universal não são de melhor interesse para artistas, compositores e fãs", diz a rede social chinesa.
Por outro lado, a Universal acusa o TikTok de sugerir royalties que são "apenas uma fração da taxa que as outras grandes plataformas sociais e similares pagam". Esse valor representa ainda 1% da renda total da gravadora.
Além dos "pagamentos injustos", o grupo acusa o TikTok de negligência ao lidar com conteúdos falsos de IA e na moderação de postagens que infringem direitos autorais. Artistas de renome fazem parte do catálogo do selo, como Taylor Swift, Billie Eilish, Drake, Justin Bieber e The Weeknd.
Harry Styles é um dos artistas de renome agenciados pela Universal.Fonte: Getty Images/Reprodução
"As táticas do TikTok são óbvias: usar o poder da plataforma para prejudicar artistas vulneráveis e tentar nos intimidar para aceitar um acordo ruim que subvaloriza a música, além de prejudicar artistas, compositores e fãs. Nós vamos faremos isso", defende a Universal.
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