Na era do consumo, datas especiais no calendário comercial se destacam, oferecendo aos consumidores oportunidades únicas de barganhar. Duas delas, a Semana do Consumidor e a Black Friday, ganham fama por suas ofertas irresistíveis. Mas, afinal, qual a diferença entre esses eventos?
Venha conferir as características de cada uma e entender como podem impactar suas escolhas de compra. Pronto para desvendar o universo das promoções? Continue a leitura!
- Saiba Mais: 5 dicas para achar as melhores ofertas online
O que acontece na Semana do Consumidor?
O Dia do Consumidor é celebrado em 15 de março. Inicialmente, ele não foi concebido com um intuito comercial, mas sim como um marco para ressaltar a proteção do consumidor.
Importada dos Estados Unidos, essa data ganhou relevância no Brasil com a implementação do Código de Defesa do Consumidor em 1990. Ela evoluiu para além de uma iniciativa educativa sobre direitos, transformando-se em um período de ofertas exclusivas durante a segunda semana de março.
O Dia Mundial do Consumidor foi criado para estabelecer os direitos de quem compra produtos e serviços.Fonte: GettyImages
Nos últimos anos, empresas têm ampliado as possibilidades dessa data comemorativa, estendendo-a para uma Semana ou até um Mês do Consumidor. Uma oportunidade valiosa para marcas se aproximarem de seu público em um intervalo com poucas celebrações expressivas no calendário – após o Carnaval e antes da Páscoa.
Nos últimos anos, empresas têm ampliado as possibilidades dessa data comemorativa, estendendo-a para uma Semana ou até um Mês do Consumidor.
Vale dizer, inclusive, que essa se mostrou uma oportunidade valiosa para marcas se aproximarem de seu público em um intervalo com poucas celebrações expressivas no calendário – após o Carnaval e antes da Páscoa.
Hoje, o crescente impacto comercial da Semana do Consumidor a coloca como uma das datas mais importantes do primeiro trimestre do ano, tanto para os lojistas quanto para os clientes.
Semana do Consumidor x Black Friday: o que tem de diferente?
A análise comparativa entre a Semana do Consumidor e a Black Friday revela as particularidades entre esses dois eventos de compras.
As estratégias de venda de ambas datas são semelhantes por trabalharem com descontos e vantagens exclusivas, condições de frete grátis ou promoções personalizadas para aumentar as oportunidades de compra para o consumidor.
No entanto, os resultados da Semana do Consumidor e da Black Friday se diferenciam, no faturamento. Para se ter uma ideia, vamos tomar como exemplo o ano de 2021, quando a Black Friday faturou R$ 2 bilhões a mais do que a Semana do Consumidor. Ah, e um detalhe: isso considerando exclusivamente a sexta-feira, o ápice da promoção, para a comparação.
Pesquisas na web por "Dia do Consumidor" e "Semana do Consumidor" vem aumentando nos últimos 5 anos no Brasil.Fonte: Google Trends/Captura de tela
Quanto aos resultados da Black Friday, houve uma redução no número de vendas entre os principais dias da promoção – quinta-feira a domingo.
Isso se deve a diversos fatores, como o fato do mês da Black Friday estar ganhando mais importância no calendário de consumo das pessoas do que no final de semana da promoção.
E quanto ao faturamento?
O retorno do comércio local e físico após o controle da pandemia do Covid-19, além da retração na economia do país, também ajudam a explicar o desempenho da Black Friday nos últimos anos comprovados pelos relatórios da Neotrust:
R$ 7,81 bilhões em 2020;
R$ 7,99 bilhões em 2021;
R$ 6,15 bilhões em 2022;
R$ 6,92 bilhões em 2023;
R$ 9,4 bilhões em 2024.
Em 2024, além do faturamento, a Neotrust estimou que houve um aumento de 14% no total de pedidos feitos durante a Black Friday, totalizando 18,2 milhões.
Já a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) estimou que, durante a semana do evento, incluindo a Cyber Monday, o comércio eletrônico atingiria R$ 11,63 bilhões em faturamento, valor quase três vezes superior a uma semana tradicional de vendas online.
Em qual vale a pena comprar: Semana do Consumidor ou BF?
Ao comparar a Semana do Consumidor e a Black Friday, percebemos que ambas oferecem oportunidades únicas, mas seus propósitos e resultados têm diferentes nuances.
Enquanto a Black Friday mantém sua posição como o evento de compras mais aguardado do ano, a Semana do Consumidor cresce em relevância e procura. A dica é: fique de olho nos preços dos itens desejados em ambas as campanhas.
- Fique por Dentro: Qual iPhone compensa comprar na Semana do Consumidor 2025?
Conhecer as diferenças entre esses momentos pode orientar melhor as suas escolhas de consumo. Continue aproveitando os conteúdos do TecMundo e saiba agora o que é Cyber Monday e como ela se diferencia da Black Friday! Até a próxima!
Fontes
Categorias