O Spotify se prepara para oferecer assinaturas dentro do próprio app no iPhone. Nesta quarta-feira (24), a companhia divulgou como será a experiência de compra para consumidores que residem na Europa.
A inclusão das ofertas dentro do próprio app começará em março e é uma consequência da Digital Markets Act ("Lei dos Mercados Digitais", em tradução livre) que abre caminho para que plataformas sejam livres para divulgar e processar pagamentos livremente.
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Até então, a Apple tomava 30% de todas as vendas feitas no aplicativo. Como contramedida, o Spotify não permitia que usuários de iPhone e iPad assinassem o serviço a partir do aplicativo, exigindo o redirecionamento para web, prejudicando a experiência do consumidor.
Contudo, agora que a legislação mudou, o Spotify pode finalmente permitir novas assinaturas a partir do aplicativo. No X, a empresa mostrou como deve ser a experiência final.
You’re about to experience a new Spotify if you live in the EU. One where you can see all subscription pricing, promotions or deals, and even make purchases, all seamlessly within the app. Find out what this means for you: https://t.co/j1hYRC3S5c pic.twitter.com/p1GDY6PNdd
— Spotify News (@SpotifyNews) January 24, 2024
Mudança do Spotify será implementada em março
A nova experiência de compra no Spotify começará a ser implementada em 7 de março deste ano. Contudo, a eficiência do novo sistema ainda é incerta.
Até o momento, a Apple ainda não divulgou como vai se adequar a nova legislação. As políticas que desenvolvedores deverão seguir não foram definidas — e é possível que a empresa espere até o último momento para anunciá-las.
O analista da Bloomberg, Mark Gurman, aponta que a empresa lançará uma espécie de App Store alternativa para que desenvolvedores possam lançar apps com maior liberdade, enquanto a loja padrão continuaria seguindo regras mais restritas. Se o rumor for verdadeiro, é possível que o Spotify só possa cobrar pela assinatura no app distribuído por essa segunda loja.
A divulgação da nova experiência de compra do Spotify no iOS não foi em vão: a plataforma de streaming briga com a Apple sobre a comissão da App Store há anos — e usa a pressão pública para favorecer seus argumentos.
Em outubro de 2019, a plataforma de streaming chegou a lançar uma campanha publicitária para exigir um "jogo limpo" por parte da Apple. No vídeo, o Spotify apontou para algumas arbitrariedades da Apple no segmento.
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