DOC deixará de ser oferecido hoje (15) após quase 40 anos; entenda
A extinção do DOC foi causada por motivos como a popularização do PIX; confira o horário limite para utilizar o serviço!

Imagem de DOC deixará de ser oferecido hoje (15) após quase 40 anos; entenda no tecmundo
Nesta segunda-feira (15), as instituições financeiras deixarão de oferecer o serviço de Documento de Ordem de Crédito (DOC). Os agendamentos poderão ser realizados até às 22h, não sendo mais possível utilizar o meio de pagamento depois deste horário.
De acordo com a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), a extinção do DOC é válida para todos os bancos associados. Quem ainda quiser utilizar o DOC hoje poderá agendar uma transferência para ser efetivada no máximo até 29 de fevereiro de 2024. Depois desta data o sistema será encerrado definitivamente.
Além disso, as empresas bancárias terão até o final do mês que vem para processarem todos os agendamentos de DOC que foram enviados pelos clientes.
Além do DOC, as chamadas Transferências Especiais de Crédito (TEC) também serão extintas a partir desta segunda-feira. O TEC é menos popular que o outro serviço porque era utilizado exclusivamente para que empresas pagassem benefícios aos trabalhadores.
Enquanto o DOC se notabilizou por ser uma transferência que só era efetivada um dia após o banco receber a ordem, o TEC movia os recursos até o final do mesmo dia. Ambos os serviços tinham valor máximo de transação de até R$ 4.999,99.
Por que o DOC vai acabar?
O DOC vai acabar basicamente por causa da baixa utilização nos últimos anos. O sistema acabou caindo em desuso principalmente após o lançamento do PIX, em novembro de 2020.
Criado em 1985 pelo Banco Central (BC), o DOC registrou 18,3 milhões de operações no primeiro semestre do ano passado. Para se ter uma ideia, o número representou apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações financeiras realizadas em 2023.
- Veja também: Afinal, qual é a diferença de TED, DOC e PIX?
De acordo com a Febraban, o sistema ficou muito atrás de pagamentos em cheques (125 milhões), TED (448 milhões), boleto (2,09 bilhões), cartão de débito (8,4 bilhões), cartão de crédito (8,4 bilhões) e PIX (17,6 bilhões).
“Tanto a TEC quando o DOC deixaram de ser a primeira opção dos clientes e sua utilização vem caindo continuamente nos últimos anos. Os clientes têm dado preferência ao PIX, por ser gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”, explicou Walter Faria, diretor adjunto de Serviços da Febraban.
Apesar do fim do DOC, a Transferência Eletrônica Disponível (TED) continuará existindo normalmente. Diferente do DOC, o TED pode ser efetivado em até meia-hora se a transação foi realizada até às 17h de um dia útil.

Por Carlos Palmeira
Especialista em Redator
Paulistano, corintiano e pedestre desde 1993. Jornalista formado pela Universidade Federal de Mato Grosso, escrevo sobre games, tecnologia, ciência e cultura pop. Fã de Red Hot Chili Peppers e apaixonado por maracujá, pão de queijo e rap.