Os veículos e os dispositivos da Tesla agora estão integrados ao ecossistema Samsung SmartThings. Os consumidores poderão gerenciar a fonte de energia para as baterias dos veículos elétricos a partir do celular e outras plataformas da fabricante sul-coreana.
A integração acontece através do SmartThings Energy. Com ela, o Powerwall (sistema de carregamento de carros da Tesla) pode ser conectado a outros dispositivos, como veículos, o inversor solar e o conector de parede, além de notificar quando o clima está ruim para captação de energia solar.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
A colaboração entre ecossistemas acontece usando a API FleetAPI da Tesla, agora implementada no SmartThings Energy. As novidades da ferramenta serão exibidas durante a CES 2024, marcada para acontecer entre 9 e 12 de janeiro.
Usuários poderão gerenciar a produção e o consumo de energia de equipamentos da Tesla a partir do SmartThings.Fonte: Samsung/Divulgação
No anúncio, a Samsung demonstrou como a integração vai se parecer no aplicativo. É possível ver que o SmartThings exibirá gráficos de produção de energia, a quantidade de quilowatts-hora convertidos para o aparelho e outras estatísticas de uso interessantes.
"Os clientes da Tesla Energy agora podem gerenciar e monitorar o status de energia de suas casas por meio de dispositivos SmartThings Energy e Samsung, além do aplicativo Tesla, garantindo mais acesso e conectividade", pontuou o vice-presidente executivo e chefe da equipe de desenvolvimento IoT do Device Platform Center da Samsung, Chanwoo Park.
"Esta nova colaboração é um marco importante para a Samsung Electronics no sentido de tornar a nossa solução mais amplamente disponível para além dos eletrodomésticos", complementou.
No comunicado divulgado à imprensa, a Samsung não mencionou quando a novidade será liberada para o público geral. É bem provável, porém, que a função chegue por meio de uma atualização.
Fontes