Elon Musk comentou sobre a invasão do perfil da primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, conhecida como Janja no X (Twitter) O dono da rede social negou qualquer culpa da plataforma, após Janja afirmar que irá processar o microblog.
"Não está claro como alguém adivinhando a senha do e-mail dela é nossa responsabilidade", respondeu o bilionário a um post de uma página de notícias.
Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.
Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo
It is not clear how someone guessing her email password is our responsibility
— Elon Musk (@elonmusk) December 20, 2023
A conta de Janja foi invadida no dia 11 de dezembro. A primeira publicação feita pelos hackers aconteceu após as 21h30, que se identificaram como "Ecologyc", "Ludwig" e "Smalkade". Eles publicaram uma série de mensagens ofensivas no perfil da esposa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Na última quinta-feira (14), a Polícia Federal cumpriu um mandado de busca e apreensão, atingindo um adolescente de 17 anos. O menor admitiu a invasão no momento da abordagem, mas só há validade jurídica quando a confissão é feita em depoimento e repetido durante audiência.
O jovem foi encontrado em Sobradinho (DF). Ele ainda disse que agiu junto a outra pessoa, de Minas Gerais. Além do menor de idade, o outro suspeito também é investigado por divulgar mensagens racistas, homofóbicas e de extrema-direita na internet.
O perfil no X da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja, foi invadido no dia 11 de dezembro e mensagens ofensivas foram publicadas pelos hackers.Fonte: GettyImages
A primeira-dama afirmou, nesta terça-feira (19), que vai processar o X pelo ataque. “O que aconteceu na semana passada foi muito mais invasivo. Não sei nem onde processá-los, se eu processo no Brasil ou se eu processo nos Estados Unidos, porque processá-los eu vou”, disse, em uma live.
Janja acrescentou a demora da empresa para congelar a conta, defendendo que Elon Musk foi beneficiado pelo tempo. “Eu falo, por uma hora e meia, o Elon Musk ficou muito mais milionário com aquele ataque. É essa a questão”, emendou.
Por fim, Rosângela defendeu a necessidade de regulamentação das redes sociais, destacando que as plataformas lucram com discursos perigosos. “A gente precisa não só a regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização dessas redes sociais. Porque hoje não importa se é do bem ou do mal, eles ganhando dinheiro, está tudo bem, né? As redes sociais hoje estão acima de qualquer coisa”, concluiu a primeira-dama do Brasil.